Professor participa de audiência pública sobre manejo da fauna na Câmara dos Deputados

18/05/2017

A UFV foi representada pelo professor Rômulo Ribon, do Departamento de Biologia Animal, e por dois ex-alunos da Universidade, na Audiência Pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados, na última quinta feira (11). A discussão foi sobre o Projeto de Lei (PL) 6268/2016, que busca instituir a Política Nacional de Fauna, definindo os princípios e diretrizes para a conservação da fauna silvestre no Brasil.

Rômulo Ribon falou sobre a importância dos pesquisadores participarem do processo de revisão das normas de uso e conservação da fauna brasileira. Ele também enfatizou que a discussão pública visa pensar em ações para atender a população do meio rural, que é a responsável pela produção dos alimentos e conservação de grande parte das terras produtivas do país e também da fauna brasileira. “Essa discussão pública abre espaço para dar mais voz à população rural, uma vez que a maior parte dos movimentos contrários ao manejo e controle da fauna é liderada por pessoas do meio urbano e periurbano”, destacou o professor, a quem foi dada voz como membro do público.

Os dois ex-alunos da UFV e engenheiros agrônomos que também participaram da audiência foram o debatedor Fabrício Santana Santos, que é coordenador geral de Qualidade do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável (Depros), da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo (SMC) e do MAPA, e o membro do público Rafael Salerno, coordenador da rede Aqui Tem Javali.

A audiência pode ser conferida na íntegra aqui. Outras informações podem ser obtidas neste link.

Fonte: Clóvis Neves