UFV se prepara para criação de doutorado em Energias Renováveis com universidades do Brics

18/05/2017

Reunião para criação de doutorado em Energias Renováveis em parceria da UFV com a UFSC

A UFV deu mais um passo para consolidação de um Programa de Pós-Graduação Internacional em Energia Renovável para integrar a Universidade em Rede do Brics (grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). No início de 2016, a UFV participou do edital lançado pelo MEC e pela Capes propondo a criação deste Programa. Nesta área foram aprovados apenas dois projetos no Brasil, o da UFV e o da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nos dias 11 e 12 de maio, uma Comissão da UFSC esteve em Viçosa para estabelecer ações conjuntas entre os programas de pós-graduação de ambas as instituições.

A comissão da UFSC visitou os Laboratórios de Papel e Celulose, de Painéis e de Energia da Madeira, do Departamento de Engenharia Florestal; de Biocombustíveis, do Departamento de Engenharia Agrícola, e de Cultura de Células e Tecidos Vegetais, do Departamento de Fitotecnia. Estes laboratórios deverão colaborar com as demandas do novo programa de pós-graduação que reúne os departamentos de Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Fitotecnia em três áreas: Energia da Madeira, Bioenergia de diferentes culturas vegetais, como a cana-de-açúcar, macaúba e soja, e racionalização de energia em processos agrícolas. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Luiz Alexandre Peternelli, a ideia é iniciar o Programa em nível de doutorado já a partir do ano que vem. Os alunos matriculados poderão cursar disciplinas na UFV, na UFSC e nas universidades que integram a BRICS Network University.

Participaram da reunião em Viçosa a equipe de Coordenação do Programa de Energia Renovável da UFV/ BRICS, formada pelos professores Delly Oliveira Filho e Jorge Luiz Colodette e pelo Pró-Reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação Luiz Alexandre Peternelli, o assessor da PPG, Luciano Gomes Fietto, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia da UFSC, Amir Antônio Oliveira, o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia, Mauro Augusto da Rosa e o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação em exercício na UFSC, Hugo Moreira Soares.