Professores e ex-alunos da UFV publicam livro sobre identificação de árvores da Mata Atlântica

09/05/2017

A obra Árvores da Mata Atlântica: livro ilustrado para identificação de espécies típicas de Floresta Estacional Semidecidual foi, recentemente, publicada por ex-alunos e professores dos departamentos de Bioquímica (DBB) e de Engenharia Florestal (DEF) da UFV. Assinam a obra o engenheiro florestal Marcos Vinícius Simão, a bióloga Rúbia Fonseca, o bioquímico Alisson Almeida e os professores João Paulo Leite, do DBB, Gumercindo Souza Lima e Sebastião Venâncio Martins do DEF.

O livro contém informações resumidas sobre características dendrológicas, ecologia, usos potenciais e mapa de ocorrência de espécies arbóreas nativas coletadas na Reserva Mata do Paraíso, e que ocorrem em outras matas semidecíduas de Minas Gerais e de outros estados. Há ainda chaves de identificação e fotografias de alta qualidade de folhas, casca, flores e frutos dessas espécies.

De acordo com o professor Sebastião, espera-se que a publicação contribua na identificação de espécies arbóreas em estudos de fitossociologia, ecologia e restauração florestal. O lançamento oficial acontecerá no Encontro Regional de Botânicos de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo (ERBOT), previsto para ser realizado em Carangola, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), entre os dias 14 e 17 de junho.

Interessados podem adquirir o livro na Editora UFV e na Florestal Jr, empresa júnior de Engenharia Florestal.

Fonte: Sebastião Venâncio Martins