UFV promove Simpósio Mineiro de Ciência do Solo

04/05/2017

A UFV está sediando, de 3 a 6 de maio, o IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo. Estão reunidos no evento mais de 300 pesquisadores e estudantes das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil. O Simpósio é realizado a cada dois anos na Universidade e, nesta edição, as palestras e debates estão focados na área de pedologia e mapeamento de solos.

O Simpósio foi aberto na manhã desta quarta-feira (3), pelo vice-reitor João Carlos Galvão, pelo chefe do Departamento de Solos (DPS), Teógenes Sena, pelo Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, sediada na UFV, Reinaldo Cantarutti, pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, Raphael Bragança, e pelos representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Ney Sakiyama, e do Centro de Ciências Agrárias, Ana Louise Fiúza. O evento é coordenado pelo professor do DPS Márcio Rocha Francelino.

A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo professor do DPS João Carlos Ker, que explicou que a pedologia é o estudo do solo na paisagem onde ocorre. No Brasil, há diversos tipos de solos e o conhecimento das características de cada um e a relação deles com outros componentes ambientais, como clima e relevo, são fundamentais para determinar o uso correto dos solos nas suas diversas utilizações, como a agropecuária.

As demais palestras abordarão temas ligados à pedologia, como os solos em Minas Gerais, a formação de pedólogos no Brasil, mapeamentos convencional e digital de solos e a popularização do conhecimento sobre solos no país.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.smcs.ufv.br.