Colóquio internacional sobre Métodos Avançados em História Social começa nesta terça-feira

25/04/2017

O primeiro colóquio internacional sobre Métodos Avançados em História Social da UFV acontecerá a partir da tarde desta terça-feira (25), no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa. O evento, promovido pelo Laboratório de História da Família do Departamento de História (DHI), oferecerá diversas palestras, incluindo a de abertura – The long arm of colonialism: the decline and rise of Māori stature –, do professor da Universidade de Guelph, do Canadá, Kris Inwood (quarto na foto, da esq. para a dir.).

De acordo com o professor Fábio Mendes, que coordena o colóquio junto com o seu colega do DHI Luiz Vailati, os objetivos do evento são divulgar pesquisas sobre História Social e integrar pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação de áreas afins.

Nesta terça-feira (25), além da palestra de Kris Inwood – que será traduzida simultaneamente –, o evento contará com as participações dos professores Ângelo Carrara, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Tarcísio Botelho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eles falarão, respectivamente, sobre Geoprocessamento aplicado à História Agrária e A documentação da propriedade da terra, do Império à República: o registro paroquial de terras de Curral Del Rei e as desapropriações de terras para a construção da nova capital de Minas Gerais.

O colóquio irá até quarta-feira (26), quando ex-alunos da UFV contarão um pouco sobre suas experiências de pesquisa e profissionais. Todos os interessados poderão acompanhar. Os detalhes, incluindo os das inscrições, estão na página do Laboratório de História da Família no Facebook: www.facebook.com/laboratoriodehistoriadafamilia.

Participação internacional
O professor da Universidade de Guelph Kris Inwood atua principalmente na área da História Social e, há cerca de 10 anos, desenvolve pesquisas sobre impactos da colonização europeia em populações indígenas. Sua palestra, nesta terça-feira (25), abordará o assunto com foco nas condições de saúde da população Maori, da Nova Zelândia.

Kris, que orientou o professor Fábio Mendes no pós-doutorado, está em Viçosa pela terceira vez. Além de participar do colóquio, o canadense dará continuidade às pesquisas sobre mobilidade social, qualidade de vida e uso de métodos quantitativos em História que desenvolve em conjunto com integrantes do Laboratório de História da Família.

Vale destacar que Fábio, assim como o professor Luiz Vailati, coordena o Laboratório criado em 2016 com o objetivo de desenvolver pesquisas com fontes demográficas, com ênfase no uso de técnicas avançadas de análises de redes sociais e de métodos quantitativos, entre outros.

Na fotografia acima, além do professor Kris (quarto, da esq. para a dir.), estão os integrantes do Laboratório de História da Família (também da esq. para a dir.): a técnica do DHI Ana Paula Freitas, a graduanda em História Nathasha Borges, o professor Fábio Mendes e a também graduanda em História Rosana Melo.