Ex-alunos da UFV são premiados em concurso nacional sobre soja

17/04/2017

Dois engenheiros agrônomos, ex-alunos da UFV, foram premiados no concurso cultural Personagem Soja Brasil, que valoriza o trabalho de produtores e profissionais envolvidos na cadeia produtiva da soja, principal produto do agronegócio brasileiro. Nesta edição, o Projeto Soja Brasil convidou parceiros e patrocinadores para ajudar na indicação de quatro produtores rurais e quatro pesquisadores.

O vencedor na categoria Votação Popular foi o produtor rural Sidney Fujivara (foto à esquerda), do município de Capão Bonito, em São Paulo. Fujivara concluiu sua graduação em Agronomia em 1992 na UFV e hoje é considerado referência em sua região por implantar o coaching na gestão de pessoas da sua propriedade. O coaching é uma forma de compartilhar conhecimentos e estimular o potencial de outras pessoas, para conseguir bons resultados no campo.

Pela comissão julgadora, foram premiados o produtor Rogério Vian e o pesquisador Leones Alves de Almeida (foto à direita). Leones é natural de Cornélio Procópio, no Paraná, mas passou a infância no interior de São Paulo, de onde veio o interesse pelos estudos do campo.  Ele é graduado em Agronomia e concluiu o curso de mestrado em Melhoramento Vegetal na UFV em 1979. Em 43 anos de carreira como pesquisador na área de melhoramento genético da soja, ele já produziu mais de 400 variedades adaptadas ao país.

Mais informações sobre a premiação e os candidatos podem ser encontradas no site do Concurso.