Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue comemora 25 anos de criação

04/04/2017

Os 25 anos da graduação em Secretariado Executivo Trilíngue da UFV foram celebrados, na noite da última segunda-feira (3), em um evento que reuniu estudantes, funcionários, professores e graduados. Um dos cursos mais tradicionais e reconhecidos do país na área, tanto pelos diferenciais que oferece aos graduandos quanto pela recorrente presença em rankings que atestam sua qualidade, comemorou duas décadas e meia de existência de uma trajetória repleta de conquistas. Essa história pode ser conferida no vídeo disponibilizado na página da Universidade no Facebook.

Iniciado em 1991, o curso começou como uma habilitação do Bacharelado em Letras, à época na condição de bilíngue: além de todas as disciplinas e competências específicas relativas ao campo de atuação, o estudante também era qualificado para se comunicar em inglês e francês. Atualmente, é trilíngue, formando profissionais igualmente capacitados para a língua espanhola. “Sem contar as demais possibilidades de aprendizado de outros idiomas que a Universidade proporciona em nível de extensão, como o italiano, o alemão e outros. Mesmo não sendo obrigatórias, essas oportunidades complementam a formação e enriquecem ainda mais o currículo do acadêmico graduado na UFV, já bastante valorizado no mercado de trabalho”, explica o professor Odemir Baeta, que há 12 anos leciona na instituição.

A inserção dos graduados do curso no mercado de trabalho é expressiva, o que inclui grandes corporações multinacionais, renomadas empresas públicas e autarquias. Em meio a tantas opções de atuação, também tem crescido a busca por qualificação em pós-graduações, com graduados buscando o caminho do mestrado e do doutorado. “Sempre foi uma área que busquei durante meus estudos, e nossa graduação tem esse perfil de, também, preparar para a pesquisa”, conta a graduada Luiza Franklin, atualmente mestranda em Administração Pública.

Muitos formados no curso estiveram presentes na cerimônia. Uma delas, Emily Barcelos, da Embrapa Gado de Leite e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado, graduada em 2002, ministrou palestra sobre a evolução da carreira nesse campo profissional. “Fico feliz e honrada por poder participar. O curso é uma referência nacional e todos os envolvidos devem ser parabenizados”, observou.

Também presente no evento, a reitora da UFV, professora Nilda Soares, comentou a relevância dessa área de atuação, ressaltando o caráter estratégico desses profissionais para as organizações e instituições. “Um curso sempre em destaque em avaliações é motivo de muito orgulho, tanto pelo empenho dos professores e servidores que nele atuam quanto dos estudantes que tão bem o representam”, acrescentou.

A diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Maria das Graças Soares Floresta, enfatizou o desenvolvimento dessa graduação na UFV. “O corpo docente está cada vez mais qualificado, as oportunidades são diversas, como na área de pesquisa, na empresa júnior e outras atividades. É uma ocasião importante e todos que participam estão de parabéns”.

(Divisão de Jornalismo)