Campus Rio Paranaíba sedia reunião de produtores de queijo artesanal e lideranças regionais

24/03/2017

Integrantes do grupo de trabalho

O campus Rio Paranaíba sediou, nessa quinta-feira (23), uma reunião de apresentação do projeto Promoção de Ações de Salvaguarda do Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas, patrocinado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Projeto de Salvaguarda compreende a produção de conhecimento e documentação sobre o modo de fazer queijo de leite cru nas regiões do Serro, da Canastra, Serra do Salitre e Alto Paranaíba. Prevê ainda o compartilhamento do conhecimento com as sociedades locais, tendo em vista a valorização da produção artesanal dos queijos de Minas e do seu significado como patrimônio cultural brasileiro.

O GT Slow Food de Queijos Artesanais, que desenvolve o projeto, é um movimento internacional de consumidores que defende o alimento, bom, limpo e justo, e que trabalha para conhecer e valorizar seus produtores em todo o Brasil.

O Projeto Salvagarda busca parcerias para a realização de oficinas de Educação do Gosto e de Degustações de Queijos e a montagem de uma Exposição Itinerante, composta de fotos e textos, entre outras ações de promoção.

Grupo de trabalho

Estiveram presentes nessa primeira reunião produtores rurais, representantes da Emater, secretários municipais das cidades de Rio Paranaíba, Serra do Salitre e Carmo do Paranaíba, além do prefeito de Cruzeiro da Fortaleza, Agnaldo Ferreira Silva, e da primeira-dama de Rio Paranaíba, Mauriza Alves Galvão Silva. O grupo de trabalho formado conta com representantes desses municípios e com as chefes do Instituto de Ciências Agrárias, professora Fabrícia Queiroz Mendes, e do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, professora Rejane Nascentes, para desenvolver as próximas atividades do projeto.

Um cronograma de ações será definido e já estão agendados novos encontros, o próximo acontecerá em de maio, com a realização de Oficina de Educação do Gosto. O campus Rio Paranaíba apoia o projeto e propôs sediar as atividades do grupo de trabalho.

Fonte: www.slowfoodbrasil.com

Campus UFV-Rio Paranaíba / Kerly Oliveira.