Primeiro diretor de Relações Institucionais toma posse

20/03/2017

Alair disse que buscará viabilizar parcerias e criar redes dentro da nova diretoria

A UFV passará a contar com uma nova diretoria, a de Relações Institucionais, e sua direção ficará a cargo do professor do Departamento de Economia Rural Alair Ferreira de Freitas. Ele tomou posse na última sexta-feira (17), em cerimônia que lotou a sala de reuniões da Reitoria e contou com a participação de seus familiares, colegas de trabalho, orientandos e membros da administração da Universidade.

O professor Alair agradeceu a todos que prestigiaram sua posse e a oportunidade de ser responsável pela nova diretoria. Ele destacou que se sente orgulhoso em fazer parte da história da Universidade e de “poder vestir a camisa da instituição”, assim como fez o seu pai Sebastião José de Freitas. Ciente dos desafios em “assumir a direção de um órgão que está em fase de estruturação e planejamento”, Alair lembrou que o estabelecimento da Diretoria de Relações Institucionais sinaliza uma mudança cultural e de postura estratégica da UFV e possibilitará com que a Universidade seja mais proativa na busca por promover a relação com os setores públicos e privados e também com o terceiro setor. Para isso, ele disse que que tentará “viabilizar parcerias, criar redes e conexões” e que precisará da ajuda de toda a comunidade acadêmica dentro dessa nova dinâmica institucional.

De acordo com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, há algum tempo vem sendo discutida a necessidade de se ter um órgão responsável por estreitar as relações da UFV com outras instituições e que sirva ainda como apoio para professores, servidores técnico-administrativos e estudantes interessados em acelerar o relacionamento com outras organizações. A reitora destacou que o convite a Alair surgiu da observação das suas potencialidades, da sua visão diferenciada e da sua trajetória profissional na Universidade atuando, por exemplo, como coordenador da Central de Empresas Juniores da UFV (CEMP). Ela agradeceu ainda ao professor por ter aceito o desafio de estar a frente de um novo órgão e desejou sucesso em sua gestão para que, com a nova diretoria, a UFV possa perceber “ainda mais as demandas da sociedade, captar recursos financeiros e caminhar a passos largos”.

A nova diretoria ficará alocada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), com o intuito “de promover ainda mais a boa relação com a comunidade externa”, como lembrou a reitora. Para o pró-reitor da PEC, Clóvis Neves, é um momento de “extrema felicidade” contar com o trabalho do Alair, que “tem se demonstrado uma pessoa dinâmica e terá atuação fundamental para a UFV”.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)