UFV realiza reuniões para avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional

16/03/2017

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (15) mais uma reunião de avaliação dos objetivos institucionais do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2012-2017. A reunião, que aconteceu no Salão Nobre do campus Viçosa, integra uma série de encontros que têm acontecido desde fevereiro e resultará na elaboração do novo plano.

O PDI é um documento de gestão administrativa e acadêmica, instituído pelo Ministério da Educação para as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Ele busca identificar a IES no que diz respeito à missão a que se propõe, à filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e, ou pretende desenvolver. Sua elaboração não é apenas uma exigência legal, mas também a garantia de continuidade e aprimoramento do processo de planejamento da Universidade. A vigência do documento é de, no mínimo, cinco anos, com o intuito de ultrapassar o tempo de cada gestão administrativa das instituições.

De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, o PDI é o documento norteador do planejamento da Instituição. Um exemplo de sua importância é o fato de as avaliações de curso terem como um de seus critérios a verificação da existência e do conteúdo do documento. Diante disso, foram estruturadas reuniões que contribuíssem para a elaboração do novo documento da UFV, que terá vigência a partir de 2018.

O primeiro encontro contou com a presença da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que fez uma apresentação sobre o PDI e sua importância. Desde então, os 11 coordenadores dos objetivos institucionais e representantes de suas equipes têm se reunido para avaliar e discutir os 21 objetivos institucionais e suas metas estratégicas. Dentre os coordenadores estão os pró-reitores, os diretores de Relações Internacionais e do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa e os coordenadores de Comunicação Social e de Educação Aberta e a Distância. A partir da próxima quarta-feira (22), as reuniões passarão a contar ainda com representantes dos campi Florestal e Rio Paranaíba, por videoconferência.

As avaliações desses encontros estarão em um capítulo do próximo PDI e contribuirão para a revisão e definição dos seus objetivos e metas. A expectativa é de que um documento indutor seja apresentado à comunidade universitária, permitindo a professores, estudantes e servidores técnico-administrativos auxiliarem com sugestões para que o documento seja aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) até final de 2017.

(Sabrina Areias)