Falecimento

Marcelo Andrade (1958 - 2017)

13/03/2017

A UFV recebeu com muito pesar a notícia do falecimento, nesta segunda-feira (13), do ator, diretor e produtor cultural de Viçosa, Marcelo Andrade.

Como produtor cultural, ao longo dos últimos 25 anos, ele incluiu a cidade e a UFV em roteiros de espetáculos, palestras e rodas de conversa, trazendo, por exemplo, grandes escritores brasileiros como Adélia Prado, Affonso Romano de Sant’Anna, Alcione Araújo, Fernando Sabino, Marina Colasanti e Zuenir Ventura. Por diversas vezes, atuou como parceiro das pró-reitorias de Extensão e Cultura (PEC) e de Assuntos Comunitários, além de ter sido Diretor Artístico da Fundação Facev da Universidade.

Como diretor de teatro, montou, no Centro de Vivência, diversas peças adaptadas de grandes obras literárias, como O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino, em que protagonizou o personagem Viramundo; Capitaes da Areia, de Jorge Amado; Hilda Furação, de Roberto Drummond, e A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Sousa. Marcelo Andrade foi um grande incentivador da cultura na cidade e na Universidade e teve participação ativa na criação do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, que tem estrutura para receber grandes eventos.

Atuando como secretário de Cultura e como produtor cultural, foi idealizador do Centro Experimental de Artes de Viçosa – usado como modelo para implantação em inúmeras cidades de Minas Gerais e da Bahia – e originou o Programa Tim ArtEducação, que oferecia oficinas artísticas gratuitas para alunos da rede pública de ensino, além de vulneráveis e excluídos. Diversas apresentações dos participantes desses projetos no Espaço Fernando Sabino certamente aproximaram a Universidade da cidade.

Marcelo Andrade começaria a ensaiar a remontagem da peça Aurora da Minha Vida neste mês, por meio de um projeto da PEC para incentivar o teatro na UFV. Ele faleceu em Belo Horizonte (MG), aos 58 anos, e será velado nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Viçosa. O sepultamento acontecerá às 17h.

(Divisão de Jornalismo)