UFV está entre as 12 instituições com conceito máximo no IGC/MEC

08/03/2017

A UFV obteve mais uma vez o conceito máximo (5) no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado é referente ao Enade 2015, em que foram avaliadas mais de duas mil instituições brasileiras de ensino superior. Em todo o país, apenas 12 obtiveram conceito máximo e, em Minas Gerais, também fazem parte deste grupo as universidades federais de Lavras (UFLA) e de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com esse ranking, a UFV é a oitava melhor universidade do Brasil e a segunda de Minas Gerais, mantendo sua posição do ano anterior. Entre as nove graduações da UFV avaliadas, três obtiveram nota máxima (5) no Enade: Administração, Direito e Secretariado Executivo, do campus Viçosa.

Para a reitora Nilda de Fátima Soares, "esse resultado se deve à excelência que a UFV tem demonstrado ao longo de sua história e à dedicação de toda a comunidade acadêmica". Ela destaca também o zelo da instituição pela sua infraestrutura, que possibilita aos seus graduandos uma formação diferenciada e vivência profissional.

Sobre o IGC

O IGC é um indicador de qualidade das instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente, considerando a média dos últimos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs), a média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino. Em 2015, foram avaliados 447.056 estudantes em 8.121 cursos.

Os indicadores podem ser consultados na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste link.

(Divisão de Jornalismo)