IPC-Viçosa registra inflação em janeiro

16/02/2017

O Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC Viçosa), calculado pelo Departamento de Economia da UFV, registrou, em janeiro, inflação de 1,67%, índice superior ao de dezembro (0,33%). Já o curso da cesta básica apresentou, redução considerável (-0,99%), enquanto em dezembro havia se elevado em 3,62%.

Os sete grupos que compõem o IPC-Viçosa tiveram as seguintes variações: Habitação (3,88%); Educação e Despesas Pessoais (3,03%); Vestuário (2,64%); Transporte e Comunicação (1,88%); Alimentação (0,75%); Artigos de Residência (0,39%) e Saúde e Cuidados Pessoais (-0,69%).

Vale destacar que a elevação no grupo de Educação e Despesas Pessoais está relacionada ao reajuste das mensalidades escolares, que aumentaram, em média, 6,34%. Todos os detalhes estão disponíveis no arquivo anexo.

Sobre o IPC Viçosa

O Departamento de Economia da UFV acompanha a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses desde 1985. A pesquisa tem como público-alvo uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários mínimos.

A pesquisa é coordenada pelo professor Jader Fernandes Cirino e pela técnica Vânia Eugênia da Silva e conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

(Fonte: IPC Viçosa)