Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável tem novo diretor

14/02/2017

O novo diretor do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da UFV é o professor do Departamento de Economia Rural Marcelo José Braga (foto ao lado). Ele tomou posse na manhã de terça-feira (14), em uma cerimônia realizada na reitoria da Universidade, no campus Viçosa.

Marcelo assumiu a função no lugar da professora do Departamento de Administração e Contabilidade Suely de Fátima Ramos Silveira (foto abaixo, à dir.), que agradeceu o apoio e as contribuições que recebeu enquanto esteve à frente do IPPDS. Entre as atividades do Instituto, ela destacou o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Territorial, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Trata-se de um plano de desenvolvimento econômico para 33 municípios da Zona da Mata e da região metropolitana de Belo Horizonte (MG) que estão passando por um processo de estagnação, em alguns aspectos. Esse Plano foi coordenado pela professora Suely e contou com a participação de diversos professores, estudantes de pós-graduação e empresas juniores da UFV, além de outros colaboradores. “Foi a primeira parceria externa do Instituto na área em que ele foi criado para atuar – as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável – e multidisciplinar, que reuniu pessoas da Administração, Economia, Economia Doméstica, Economia Rural e Engenharia de Alimentos, entre outros”, ela contou. Suely afirmou que o professor Marcelo dará continuidade ao que já foi desenvolvido e fará ainda mais. Ela desejou sucesso ao colega.

O novo diretor disse que considerará alguns princípios na sua gestão. Entre eles, citou a valorização da multidisciplinaridade, necessária em atividades que envolvem assuntos tão complexos e abrangentes como políticas públicas e desenvolvimento sustentável; o incentivo à formação de redes de cooperação, ao crescimento das ciências humanas e sociais dentro da Universidade e a uma maior interação da instituição com a região. Um diretor, segundo o professor Marcelo, deve atuar como um “catalisador”, estimulando todo o setor.

O IPPDS foi criado com o objetivo de fortalecer os programas de pós-graduação em Administração, Economia, Economia Aplicada e em Economia Doméstica, mas sua atuação vai além, como lembrou os diretores dos centros de ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e Agrárias (CCA), Maria das Graças Soares Floresta e Rubens Alves de Oliveira, respectivamente. O Instituto tem um papel social muito importante e, segundo a professora Maria das Graças, o CCH espera que outros dois programas de pós-graduação, em Educação e em Letras, passem a integrá-lo e a contribuir com suas atividades em breve. O professor Rubens ressaltou a relevância do Plano realizado em parceria com a ABDI, que contou com a participação de departamentos vinculados ao CCA, e, assim como a diretora do CCH, agradeceu à professora Suely, “sempre atuante e buscado o crescimento do Instituto”, e desejou sucesso a Marcelo, que se dispôs a contribuir ainda mais com a instituição.

Finalizando a cerimônia, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares elogiou a atuação do IPPDS e destacou as diversas possibilidades que ele tem de contribuir com a sociedade, ainda mais em um cenário difícil como o enfrentado por todo o país. “Um Instituto como esse, com certeza só tem a somar”. A reitora também cumprimentou a ex-diretora, “que ajudou a construir mais uma parte do IPPDS”, e ao novo diretor, que dará continuidade ao processo.

Para conhecer mais sobre o Instituto, os interessados podem acessar o site www.ippds.ufv.br.

(Divisão de Jornalismo)