Parceria entre UFV e Companhia Brasileira de Alumínio é tema de matéria do portal Conexão Mineral

06/02/2017

A parceria entre o Laboratório de Restauração Florestal (LARF-UFV) e a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do grupo Votorantim, foi destaque no portal Conexão Mineral no último dia 2. Uma matéria publicada no portal trouxe informações sobre o projeto Aplicação de bioindicadores de monitoramento em áreas restauradas pela CBA, coordenado na UFV pelo professor Sebastião Venâncio Martins. Na CBA, o projeto tem como gestor o engenheiro florestal Aldo Teixeixa Lopes, ex-aluno da Universidade.

Ao longo de aproximadamente cinco anos de projeto, já foram avaliadas e monitoradas áreas mineradas e restauradas em diferentes idades, desde plantios recém-implantados até aquelas com 12 anos de restauração. Além disso, foram implantados experimentos de restauração e realizadas assessorias visando reduzir os custos dos projetos e melhorar a qualidade ecológica das áreas restauradas.

Os monitoramentos têm revelado que algumas áreas mineradas e restauradas estão apresentando elevada diversidade de espécies vegetais e de avifauna, tornando-se muito semelhantes a florestas nativas preservadas na região. No campo da pesquisa cientifica, o projeto já resultou na produção de uma tese e uma dissertação, além da publicação de quatro artigos em revistas cientificas nacionais e internacionais e 14 trabalhos em congressos. Atualmente, estão em curso outras duas teses e dois projetos de iniciação científica, todos orientados pelo professor Sebastião Venâncio Martins.

Na avaliação do professor, “a parceria entre UFV e CBA está tendo o mérito de aproximar pesquisadores, estudantes, comunidade e órgãos ambientais, mostrando a realidade do setor produtivo e trazendo parte do pensamento sistêmico da academia para a empresa”. A matéria na integra pode ser acessada neste link.

(Fonte: Sebastião Venâncio Martins)