Primeira Colação de Grau de 2017 do campus Viçosa é realizada

23/01/2017

Uma concentração de formandos com as suas tradicionais becas, sorrisos e fotos em frente ao Centro de Vivência, no final da tarde de sexta-feira (20), já demonstrava que o Espaço Multiuso, do campus Viçosa, seria o cenário da primeira Sessão Solene de Colação de Grau de 2017. A alegria dos 510 graduandos de 27 cursos dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH) era visível e foi registrada neste vídeo.

Na expectativa para concluírem a graduação, os formandos fizeram o juramento conduzido por Ana Clara de Assis Prates, do curso de Comunicação Social, e relembraram saudosos os anos de graduação no discurso da oradora Ilana Nahas Duarte, de Medicina Veterinária.

Os graduandos foram chamados à reflexão na fala do paraninfo da turma, o ex-reitor da UFV Luiz Cláudio Costa, que destacou a importância da gratidão, de saber reconhecer o que se recebe e de retribuir da melhor maneira possível, sempre buscando “fazer algo mais”. Inspirado no filósofo Tomás de Aquino, o paraninfo desejou que os formandos “jamais sejam profissionais de um livro só” e que sejam competentes e humildes, já que “o primeiro degrau para a sabedoria é a humildade”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares agradeceu aos pais dos formandos “por terem confiado à UFV a educação formal dos filhos” e disse que os graduandos adquiriram muito conhecimento na Universidade e souberam enfrentar muitos desafios. Agora, na função de “embaixadores da UFV”, a reitora lembrou que os formados devem “atuar com ética e fazer a diferença no país”.

Homenagens

Os estudantes com os melhores desempenhos acadêmicos receberam a medalha “Presidente Bernardes”. As de ouro foram conquistadas por Kassiana Mafra Bicalho, do curso de Ciências Biológicas, e Larissa Silva Carneiro, do curso de Ciências Sociais. As de prata foram entregues para seis formandos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e 12 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.

A homenageada geral dos formandos foi a doceira Doriane Rafael Silva, já Orlando Alves da Silva e Maria de Fátima Belarmino da Silva representaram todos os pais e foram homenageados com uma placa entregue pela filha Helen Belarmino Alves da Silva, do curso de Nutrição.

As fotos da Colação de Grau estão disponíveis neste link e no Facebook da UFV. A programação de formatura terminou na noite de sábado (21), com o Baile de Gala, no Espaço Multiuso.

Vale lembrar que nesta semana, entre 24 e 28 de janeiro, será a vez dos formandos dos centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) colarem grau. Todos os detalhes serão divulgados no site e no Facebook da UFV.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)