Formandos com melhores desempenhos da graduação recebem homenagem

20/01/2017

A cerimônia aconteceu no Departamento de Engenharia Florestal

Como costume, os centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH) reservaram a manhã da sexta-feira (20) para homenagear os formandos que obtiveram os melhores desempenhos das suas graduações. Na cerimônia, 45 estudantes foram chamados para receber certificados de mérito das mãos das diretoras do CCB e do CCH e dos coordenadores dos seus cursos.

Um dos grupos de familiares e amigos mais entusiasmados da manhã foi o que acompanhou a formanda em Direito Geovana Venâncio Silva. Entre balões com as suas iniciais e conversas animadas, ela disse que a homenagem foi uma surpresa e uma honra, resultado apenas da sua organização com horários e atividades. Para as amigas que estavam por perto, não foi bem assim. “Era totalmente esperado! Não foi nenhuma novidade”, afirmou Carolina da Cruz, que é da mesma turma da Geovana, mas, por causa de um ano de intercâmbio em Portugal, concluirá sua graduação depois. De acordo com Carolina, Geovana fazia resumos “maravilhosos” e a turma inteira usava. “Ela é muito estudiosa e dedicada. Tinha uma rotina impecável, teve tempo para tudo. É gratificante ver o reconhecimento”.

Na turma da Comunicação Social, Mateus Dias Pires disse que o que o levou até lá foi a dedicação: “sempre fui atento aos compromissos e levei tudo a sério”. Além das atividades previstas pelo curso, oportunidades como pesquisar por meio do programa Jovens Talentos, participar de projetos de extensão e realizar vários estágios fizeram diferença, segundo ele. Receber a homenagem foi difícil de descrever: “por mais que eu tenha me esforçado, não pensei que chegaria aqui. O sentimento é de que todas as coisas pelas quais passamos na graduação valeram a pena. Estou muito feliz”.

Os pais do Mateus, Milton Pires e Irani Dias, estavam muito orgulhosos. “Desde pequeno, ele sempre foi esforçado”, disse Milton, destacando que “as notas sempre foram boas. Antes da Universidade, o Mateus estudou em uma escola particular com uma bolsa que ele mesmo conquistou”. Para Irani, o filho mereceu.

Momentos da cerimônia
Antes da entrega dos certificados, as diretoras dos centros de ciências Biológicas e da Saúde, Maria Goreti de Almeida Oliveira, e Humanas, Letras e Artes, Maria das Graças Soares Floresta, parabenizaram os formandos e os pais presentes, desejando sucesso e felicidades aos novos profissionais. “Vocês se destacaram dentro de uma das melhores universidades federais do país. É motivo de muito júbilo, de alegria, para vocês, para nós e para as famílias”, afirmou Maria Goreti, agradecendo também a todos os servidores da UFV, especialmente aos coordenadores dos cursos, que ajudam na condução das atividades dos estudantes na instituição. Maria das Graças ainda destacou que as trajetórias elogiadas na manhã desta sexta-feira (20) representam muitas outras, de superações e de esperanças, de formandos de toda a Universidade. “Todo estudante que conclui seu curso superior tem mérito acadêmico. Minha convicção é que somente as notas e os valores quantificados não revelam tudo o que vocês são”.

Representando os formandos, a estudante do curso de Educação Infantil Cristiane Oliveira Correia Fernandes lembrou as quatro pilastras da Universidade e os dizeres grafados em cada uma: Estudar, Saber, Agir e Vencer. “Ao passarmos por elas pela primeira vez, as contemplamos e sonhamos (em estudar, saber, agir e vencer). Após muito esforço e dedicação, podemos dizer que estes sonhos foram realizados”. Cristiane agradeceu a oportunidade de ter estudado na UFV, de, hoje, ter o conhecimento da instituição e de ter tido mestres que a transformaram em uma pessoa diferente e melhor do que aquela de quatro anos atrás.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, os anos que os estudantes passam na UFV vira um filme nas memórias daqueles que acompanharam e participaram de cada trajetória. É neste momento, segundo ela, que se deve agradecer; à família, aos amigos e aqueles da Universidade que contribuíram durante a graduação. “Vocês irão. E irão diferentes, com muito conhecimento, com maturidade, com formações acadêmica e cidadã, para fazer a diferença onde quer que estejam”. A reitora finalizou desejando que os futuros ex-alunos carreguem o nome da UFV sempre com orgulho.

A homenagem dos centros de ciências foi para os formandos que obtiveram coeficientes de rendimento igual ou maior a 85, tendo cursado o mínimo de 15 créditos por período letivo. Vale destacar que, além deles, que estão relacionados abaixo, a formanda de Ciências Biológicas Jéssica Duarte da Silva ganhou um certificado de mérito do Conselho Regional de Biologia.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão; o representante da Pró-Reitoria de Ensino, Benício Ramalho; o representante do Centro de Ciências Agrárias, Olinto Pereira, e o representante do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Rogerio Lelis.

As fotografias da cerimônia estão disponíveis em goo.gl/7Drit4.

Homenageados

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB)
Ciências Biológicas
Kassiana Mafra Bicalho