Realizada colação de grau dos formandos de janeiro de 2017 do campus UFV-Florestal

17/01/2017

A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo

Em clima de muita emoção e alegria, teve início, no final da tarde da última sexta-feira, 13, no Ginásio Poliesportivo do Campus UFV-Florestal (CAF-UFV) a cerimônia solene de colação de grau dos novos profissionais formados pela UFV, em Florestal-MG. Ao todo, foram 82 estudantes dos 11 cursos ministrados pela Instituição: Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão Ambiental. A cerimônia encerrou a programação da formatura que foi iniciada no dia 11, com a Aula da Saudade e o Plantio da Árvore da turma.

Os formandos, agrupados de acordo com seus cursos, entraram no ginásio sob aplausos e manifestações de júbilo dos seus familiares e convidados, que lotaram o recinto com faixas, balões e cartazes, contendo frases de parabéns e agradecimentos. Eles foram recebidos de pé por todos os membros da mesa, a qual foi presidida pelo vice-reitor da UFV, professor João Carlos Cardoso Galvão; pelo diretor-geral do Campus UFV-Florestal, professor Antônio Cézar Pereira Calil; pelo paraninfo dos formandos, professor José Augusto Miranda Nacif, do curso de Ciência da Computação; pelo diretor de Ensino, professor Diego Antônio França de Freitas; pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marco Antônio de Oliveira; pelo diretor de Extensão e Cultura, professor Adilson de Castro Antônio; e pelo diretor de Assuntos Comunitários, administrador Elias Vasconcelos Rezende.

Também fizeram parte da mesa o prefeito municipal de Florestal, Otoni Alves de Oliveira Melo; a secretária do Conselho Acadêmico-Administrativo, gestora ambiental Luana Paulina de Miranda; o professor Cláudio Pagotto Ronchi, representante do chefe do Instituto de Ciências Agrárias, professor Walter Luiz de Castro Mewes; a professora Adriana Ventola Marra, representante da chefe do Instituto de Ciências Humanas, professora Maria Luiza Leão; o chefe do Instituto de Ciências Biológicas, professor Eduardo França Castro; e o chefe do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, professor Wanderson Ferreira de Souza.

O juramento da turma de formandos de Janeiro/2017 foi conduzido pela graduanda Elena Augusta Araújo, do curso de Ciência da Computação. A oradora da turma foi a formanda Daiane Regina de Souza, do curso de Agronomia. Já a homenagem aos pais foi feita pela graduanda Rafaela Ataíde Moreira Alves, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Em seguida, também discursou o paraninfo da turma, aconselhando os formandos a não terem medo de pensar grande, de aproveitarem as oportunidades da vida e de não desanimar diante das dificuldades. Logo após, o diretor-geral lembrou aos formandos que eles deveriam dar retorno à sociedade dos investimentos neles depositados e que deveriam acreditar em Deus para não desistirem nunca dos seus objetivos. Por fim, o vice-reitor João Carlos, por sua vez, comparou a família a uma árvore e pediu uma salva de palmas aos pais dos formandos, realçando que eles não deveriam ter receio do mercado de trabalho, porque estavam concluindo seus cursos muito bem preparados.

Homenageados
Para enaltecer os esforços acadêmicos dedicados durante todo o tempo de realização de seus cursos e por fazer jus aos resultados alcançados, foram agraciadas com a “Medalha de Prata Presidente Bernardes” as seguintes graduandas: Marla Mendes de Aquino, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Núbia Luiza Motta Maia, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Já a formanda Cristiane Vieira Camargos, do curso de Engenharia de Alimentos, encerrou com chave de ouro sua graduação, conquistando a “Medalha de Ouro Presidente Bernardes”.

Os formandos também fizeram questão de prestar homenagem à servidora Kênia Aparecida Reis Coimbra, do Laboratório de Alimentos do CAF-UFV, e aos seguintes professores: Mariana Mayumi Pereira de Souza, do curso de Administração; Donizete dos Reis Pereira, do curso de Agronomia; Gláucia Braga e Silva, do curso de Ciência da Computação; Marina Assis Fonseca, do curso de Ciências Biológicas; Romário Cardoso Costa, do curso de Educação Física; Pollyanna Cardoso Pereira, do curso de Engenharia de Alimentos; Robson Luiz Santos, do curso de Física; Luís Felipe Gonçalves Fonseca, do curso de Matemática; Leandro José dos Santos, do curso de Química; Hygor Aristides Victor Rossoni, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental; e Gláucia Braga e Silva, representante do professor Fabrício Aguiar Silva, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Abaixo, estão registrados alguns flagrantes da sessão solene da colação de grau.

Mais fotografias da cerimônia estão disponíveis na página da UFV-Florestal: goo.gl/e6pMPz.

(Por ACS Campus UFV-Florestal/Fernando Faria)