Teses defendidas por professores da UFV recebem menção honrosa da Capes

20/12/2016

Duas teses defendidas por professores da UFV se destacaram entre as melhores de 2015 e receberam menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última quarta-feira (14). A cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2016 aconteceu em Brasília (DF).

A tese Insights Into Regulatory Mechanisms of the Nik-Mediated Antiviral Defense: New Components and the Molecular Bases, defendida no programa de Bioquímica Aplicada da Universidade, recebeu menção honrosa na categoria Ciências Agrárias I. O trabalho, que tem como autor João Paulo Batista Machado, professor do campus Florestal, foi orientado pela professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes (Bioquímica e Biologia Molecular) e coorientado pelos professores Maximiller Dal-Bianco Lamas Costa (Bioquímica e Biologia Molecular) e Anésia Aparecida dos Santos (Biologia Geral).

Já a tese Genômica Evolutiva e o Estudo de Mecanismos de Adaptação do Metabolismo de Leishmania ao Parasitismo Intracelular, do professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do campus Viçosa da UFV Tiago Antônio de Oliveira Mendes, recebeu menção honrosa na categoria Ciências Biológicas I. Ela foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da professora Daniella Castanheira Bartholomeu.

Ao todo foram 48 teses premiadas e 88 homenageadas pela Capes com menção honrosa. Elas foram selecionadas entre as 774 inscritas por 90 instituições de ensino superior. Mais informações sobre a premiação estão no site da Capes.

(Divisão de Jornalismo)