Ex-aluno da UFV conquista Prêmio Ecologia pela terceira vez

15/12/2016

O ex-aluno da UFV Walter Batista Júnior conquistou o segundo lugar na categoria pesquisa do Prêmio Ecologia 2016, entregue na quarta-feira (14), no Palácio Anchieta, em Vitória (ES). A premiação foi atribuída ao projeto As dimensões da sustentabilidade na gestão da crise hídrica no município de Afonso Cláudio-ES, que faz parte do trabalho de pós-doutorado concluído neste ano por Walter, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade, supervisionado pelo professor Túlio Márcio de Salles Tibúrcio.

Esta é a terceira vez que o pesquisador se destaca no Prêmio Ecologia. Em 2014, ele conquistou o primeiro lugar pela pesquisa sobre suscetibilidade à seca na bacia do rio Guandu (ES), que integrou a sua tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Agrícola da UFV. Já em 2003, Walter obteve o terceiro lugar pelo trabalho com resíduos sólidos, realizado durante o seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade.

Para Walter, que também é graduado em Agronomia pela UFV, as premiações demonstram que suaspesquisas estão no caminho certo por tratarem de sustentabilidade a partir de uma visão holística”. Visão essa que também é aplicada no Entre Folhas, grupo em que ele atua na Universidade, e trabalha com temas como agroecologia, divulgação do uso e produção de plantas medicinais e de terapias para qualidade de vida.

O Prêmio Ecologia tem como missão promover o reconhecimento e incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental no Espírito Santo. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

(Divisão de Jornalismo)