UFV oferece graduação em Serviço Social a partir de 2017

02/12/2016

Em janeiro, os estudantes ingressantes na Universidade terão mais uma opção de curso no campus Viçosa, com a primeira turma em Serviço Social. Serão 40 vagas em 2017 por meio do Sistema de Seleção Unificadada (Sisu). O curso diurno te duração mínima de quatro anos na modalidade bacharelado e será sediado no Departamento de Economia Doméstica do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da UFV.

O Projeto Político-Pedagógico do curso foi elaborado por uma comissão nomeada pelo CCH, tendo sido aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em junho deste ano. De acordo com a coordenadora, a professora Rita de Cássia Farias, a graduação em Serviço Social está em consonância com o planejamento estratégico da UFV ao incorporar as demandas da população e do mercado de trabalho a partir das especificidades regionais. "A Zona da Mata mineira apresenta um quadro estrutural marcado por elevado índice de desigualdade social e pobreza, baixo nível de escolaridade, precários serviços de infraestrutura urbana e rural". Ela destaca que é papel do assistente social oferecer respostas às questões de exclusão social via políticas públicas governamentais e não governamentais.

A formação do assistente social na Universidade atenderá às exigências éticas, teóricas e técnicas da carreira com ênfase em duas dimensões integradas: planejamento, gestão, assessoria e avaliação de políticas sociais, e atuação junto a questões relativas ao trabalho, emprego/geração de renda e desenvolvimento social. Integrarão o corpo docente 12 professores que estão orientados para formar profissionais com perfil generalista, crítico e propositivo. O campo de trabalho do assistente social é amplo e diverso, uma vez que ele pode atuar tanto em instâncias públicas, ou do terceiro setor, quanto em instituições privadas.

Com relação às expectativas para o início do curso, Rita explica que são "excelentes, pois o Departamento conta com uma ótima estrutura humana, física, administrativa e científica". Os alunos vão poder participar de grupos e projetos de pesquisa. Além disso, estão sendo estabelecidas parcerias com prefeituras, organizações governamentais e não governamentais e movimentos da sociedade civil para viabilizar estágios e demais atividades extracurriculares.

Outras informações estão disponíveis em www.ses.ufv.br.

(Carolina Pires)