Estudante da UFV conquista prêmio na Campus Party

30/11/2016

Emanuell é o quarto, da esq. para a dir., na primeira fileira

O estudante do quarto período de Ciência da Computação Emanuell Carvalho foi premiado pelo desenvolvimento de um jogo na Campus Party Minas Gerais. O evento, que é um dos maiores encontros de tecnologia, aconteceu de 9 a 13 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Além de Emanuell, integraram a equipe premiada os estudantes André Ferraz e Marcelo Fonseca, da Universidade Fumec (Belo Horizonte). Juntos, eles tiveram 48 horas para elaborar, dentro da temática Acessibilidade, um jogo denominado Lights & Sounds. No jogo cooperativo, dois jogadores devem sair de uma caverna. O primeiro precisa controlar uma menina surda, e o segundo, um espírito de fogo cego. A menina vê os monstros que aparecem e pode indicar ao espírito a posição deles. Já o espírito atira, não apenas para onde a menina indica, mas também para onde ele achar que tenham monstros, de acordo com os sons que ouve.

Segundo Emanuell, o conceito do jogo aborda a acessibilidade de tal forma que uma pessoa com limitação visual ou auditiva pode ter a mesma experiência de jogabilidade dos que não têm essas deficiências. Em contrapartida, uma pessoa sem limitações pode experimentar o cotidiano de quem as tem.

Para o estudante da UFV, a experiência de participar da Campus Party “foi extremamente gratificante”, e permitiu que ele tivesse a "oportunidade de receber mentoria de grandes profissionais na área de games, como Tower Up Studios, TDZ Games, Microsoft Innovation Center e All3 Soluções Inovadoras". Ele contou que o jogo criado por sua equipe foi “muito ambicioso”, e que os seus diferenciais foram a abordagem do tema e a inovação.

(Divisão de Jornalismo)