Vila Secundino comemora 100 anos do samba no Brasil neste sábado

28/11/2016

O samba está completando 100 anos nesta semana e a comemoração, em Viçosa, será na Vila Secundino, localizada no campus da UFV. Neste sábado (3), a partir das 14h, várias bandas de samba se apresentarão para saudar os antigos moradores da Vila, que ajudaram a construir a instituição. A iniciativa é do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e tem o apoio do Departamento de Turismo e da Secretaria Municipal de Cultura da prefeitura e da Rádio Quintal FM.

A Vila Secundino faz parte do conjunto de vilas construídas na UFV para moradia de operários que trabalharam na construção dos primeiros edifícios do campus Viçosa, contribuindo para a história da instituição. Segundo o professor do DCS Marcelo Oliveira, que realiza pesquisas antropológicas no local, a Vila e seus moradores remetem não só a uma história de trabalho, mas também de vida social e cultural representativa da tradição afro-brasileira na Zona da Mata mineira. “As lembranças da Vila Secundino habitam a memória de seus moradores, ex-alunos, professores e gestores da instituição, bem como da própria cidade de Viçosa. São lembranças da vida dura de trabalho dedicado, das festas de portas abertas para a comunidade acadêmica e viçosense, das fogueiras de São João, do envolvimento com o Carnaval e com a fundação da Escola de Samba do Morro do Pintinho, além do envolvimento com o Congado na região.”

O evento será aberto a todos os interessados e irá homenagear alguns antigos moradores ligados à divulgação da cultura do samba na região. Já estão confirmadas as participações das bandas Bebadosamba, Samba Acústico e Sumaúma, além da exposição de imagens e vídeos representativos da história da Vila Secundino.

Todas as informações estão na página do evento no Facebook.

Os cem anos do samba
Embora a origem do ritmo seja mais antiga, a data comemorativa do centenário do samba (2 de dezembro) remete ao primeiro samba oficialmente registrado no país, na Biblioteca Nacional. A música Pelo Telefone foi registrada em 1916, por Donga (1890-1974). Com essa música, a palavra samba também apareceu pela primeira vez no selo de um disco de vinil.

(Divisão de Jornalismo)