Doutorando da UFV é premiado em Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química

24/11/2016

O estudante de doutorado em Agroquímica Antonio Eustáquio Carneiro Vidigal recebeu o prêmio de melhor painel apresentado na área de química orgânica no XXX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (ERSBQ MG). A premiação aconteceu no dia 15 de novembro, na sessão de encerramento do evento, em Uberlândia (MG).

O trabalho premiado – Síntese, caracterização e atividade antifúngica contra Phakopsora pachyrhizi e Hemileia vastatrix de novos alilditiocarbimatos – descreve a síntese de compostos orgânicos inéditos que foram ativos contra dois importantes patógenos causadores da ferrugem da soja, Phakopsora pachyrhizi, e do café, Hemileia vastatrix. Além da premiação, o trabalho foi escolhido para ser apresentado na sessão oral do ERSBQ MG.

Desde 2014, Antonio desenvolve sua pesquisa de doutorado no Departamento de Química da UFV sob a orientação da professora Mayura Rubinger e, no Departamento de Fitopatologia, sob a coorientação do professor Laércio Zambolim. De acordo com ele, receber o prêmio foi gratificante e trouxe a sensação de que está no caminho certo, de que os esforços valeram a pena. Antonio sabe que a conquista influenciará positivamente seu currículo, mas, mais importante do que isso, para ele, é a possibilidade de contribuir com o desenvolvimento de pesquisas sobre controle de doenças de plantas que afetam a economia agrícola. “Nossa busca é por novos princípios ativos eficientes, menos tóxicos e menos danosos ao ambiente”, destacou, lembrando que a pesquisa ainda está em sua fase inicial. “Os compostos apresentaram, em testes in vitro, bom potencial como antifúngicos, indicando que vale a pena aprofundar os estudos a respeito dessa nova classe de substâncias”.

Na fotografia, um registro do doutorando recebendo o certificado da premiação das mãos do professor Maurício Silva dos Santos, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

(Divisão de Jornalismo)