Comissão dos Direitos Humanos e Diversidade da UFV retoma atividades

04/11/2016

A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) divulgou, no dia 1º de novembro, uma portaria (anexada) que atualiza os nomes dos membros da Comissão dos Direitos Humanos e Diversidade (CDHD) da UFV, iniciada em abril deste ano. A CDHD continuará, portanto, as discussões que começou no último semestre, fazendo avançar o processo de construção coletiva de ações e políticas dirigidas à promoção dos direitos humanos e da diversidade na UFV, com destaque para a atuação do Fórum de Combate às Opressões.

A proposta é a de que a Comissão - composta por estudantes ligados a movimentos sociais, professores e técnicos da UFV – vá, agora, além do processo de qualificação de seus integrantes, realizado no primeiro semestre, que incluiu debates sobre os temas orientação sexual/identidade de gênero/LGBTfobia; raça/racismo/preconceito e discriminações raciais; diversidade religiosa; inclusão de pessoas com deficiência e gênero/machismo/violência contra a mulher.

Paralelamente aos encontros da CDHD, está em andamento uma pesquisa sobre as vivências e violências dos estudantes da UFV. Solicitada pela PCD, ela é coordenada pela Divisão de Pesquisas Institucionais da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e operacionalizada pela Praxcis - Empresa Júnior de Ciências Sociais. Trata-se de uma pesquisa inédita, a qual dará suporte e norteará as ações da comissão.

Em nota encaminhada à Divisão de Jornalismo da UFV, a CDHD se manifesta “contra toda e qualquer forma de preconceito, discriminação e violência praticada por docentes, técnicos administrativos e discentes da instituição”. Ressalta também que “repudia qualquer atitude de ofensa, injúria e opressão cometida por membros da comunidade universitária, colocando-se, de modo veemente, em defesa dos princípios do respeito, da equidade, da diversidade e da dignidade da pessoa humana”.

Na nota, a Comissão lembra ainda que, “tendo em vista que as universidades são espaços de aprendizagem, diálogo e  diversidade, mas também, e infelizmente, de preconceitos, discriminações e violências de todo tipo, a ideia da CDHD é repensar tanto os mecanismos punitivos para aqueles que praticam atos contrários aos princípios básicos dos direitos humanos quanto fomentar e promover espaços de discussão e formação em direitos humanos visando à prevenção de tais práticas, bem como à construção de uma comunidade acadêmica mais democrática, justa e igualitária”.

(Fonte: CDHD)