Campus Florestal

Professor e jornalista da UFV-Florestal assinam capítulo do livro Restauração de Sistemas Fluviais

27/10/2016

O professor Hygor Aristides Victor Rossoni e a jornalista Fernanda Fonseca Pessoa, ambos da UFV Florestal, participam do livro Restauração de Sistemas Fluviais, que será lançado, no dia 3 de novembro, às 16h30, no auditório da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eles assinam o capítulo intitulado Marcos Legais e Institucionais da Restauração Fluvial.

Segundo o professor Hygor, os capítulos foram redigidos com linguagem didática para que qualquer profissional interessado no tema, independentemente de sua formação, possa ler e compreender os textos, encontrando referências para aprofundamento.

A primeira parte do livro - lançado pela Editora Manole - apresenta as fundamentações conceitual e técnica da restauração fluvial, seus desafios e soluções, e aborda, dentre outros temas, ecossistema fluvial, hidrologia, hidráulica, qualidade química da água, aspectos legais e técnicas para intervenções. Na segunda parte, os estudos contemplam desde ações restritas a pequenas bacias hidrográficas em áreas urbanas, até intervenções transnacionais em grandes e complexos sistemas fluviais, envolvendo casos do Brasil, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia e Espanha.

(Divisão de Jornalismo)