Avaliadores do CNPq elogiam qualidade do Simpósio de Integração Acadêmica

26/10/2016

O PVB facilitou o acesso e a integração dos estudantes

A UFV realizou, entre os dias 17 e 22 de outubro, a 7ª edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA). O evento aconteceu nos campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba para integrar atividades de pesquisa, ensino e extensão da UFV. Este ano foram apresentados mais de 1.400 trabalhos em todas as áreas do conhecimento.

No campus Viçosa, as apresentações de trabalhos orais e em painéis aconteceram no Pavilhão de Aulas II (PVB), para incentivar os estudantes a conhecerem e participarem dos trabalhos de outras áreas. Como as aulas não foram suspensas para o SIA, como acontecia nas edições anteriores, os trabalhos foram apresentados nos intervalos ou durante as aulas das disciplinas correlatas.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora, professor Rubens Panegassi, todos os anos, durante o Simpósio, a UFV recebe a visita de um Comitê Externo do CNPq para avaliação dos processos seletivos e relatórios dos programas de pós-graduação. Nesta edição, os membros do Comitê elogiaram a excelente qualidade dos trabalhos apresentados.

Todos os anos, o SIA é promovido no mesmo período em que acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e procura adotar um tema semelhante. Enquanto o da SNCT foi Ciência Alimentando o Brasil, o SIA teve como tema Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?. Segundo o professor Rubens Panegassi, a definição de uma temática central tem como objetivo estimular atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão que tenham como meta o tratamento de temas científicos e tecnológicos relacionados ao desenvolvimento social, além de gerar discussões que visem incentivar descobertas que sejam importantes para o desenvolvimento do país.

O evento é promovido pelas pró-reitorias de Ensino (PRE), de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), de Extensão e Cultura (PEC) e Associação de Pós-graduandos da UFV. Além da apresentação de trabalhos, a programação contou com mesas-redondas, minicursos, oficinas, exposições e atividades culturais e um Seminário Temático sobre Ensino.

Feira do Conhecimento de Viçosa
Em Viçosa, o SIA terminou com a realização da VIII Feira do Conhecimento, no sábado (22), na Estação Cultural Hervê Cordovil, no centro da cidade. O evento de popularização da ciência é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Este ano, alunos de escolas públicas de Viçosa puderam participar da exposição de trabalhos didáticos sobre pesquisa. Em parceria com diversos departamentos da UFV, os estudantes também apresentaram 33 trabalhos relativos aos projetos interdisciplinares. Além disso, o evento contou com a palestra Educação Alimentar e Nutricional: campo de ação para a conquista do Direito Humano a Alimentação Adequada, ministrada pela professora Glauce dias da Costa, do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV.

Segundo os organizadores, a Feira promove um diálogo com a comunidade viçosense com a participação de estudantes da UFV envolvidos com o PET, o Pibid e as licenciaturas, dando apoio na construção dos trabalhos nas escolas e avaliação das apresentações no evento.

Mais fotografias dos eventos estão disponíveis em goo.gl/photos/RuPAZak3e9zG1W9R9.

(Divisão de Jornalismo)