Exposição fotográfica revela semelhança e contraste na formação cultural do Brasil e Estados Unidos

21/10/2016

Fotografias de 22 artistas brasileiros e norte-americanos que revelam semelhanças e contrastes na formação cultural do Brasil e dos Estados Unidos estão em exibição na Pinacoteca da UFV desde essa quarta-feira (25). Elas fazem parte da exposição Herança Compartilhada e trazem registros dos festivais de mesmo nome que o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, promoveu, em parceria com o Sesc e o Senac daquele estado, nos anos de 2005, 2007, 2010 e 2011.

Por meio de exposições, seminários, workshops e palestras, grupos de intelectuais, brasilianistas, estudantes e fotógrafos discutiram, nesses festivais, as semelhanças e os contrastes da herança cultural dos dois países, a partir da presença de indígenas, africanos, europeus e de recentes movimentos migratórios. Os festivais resultaram também no lançamento de um livro, em 2013, com fotos e artigos de autores brasileiros e norte-americanos.

Nas imagens da exposição estão fotos históricas selecionadas dos acervos do Ellis Island Immigration Museum (Nova York) e do Memorial da Imigração (São Paulo), e imagens contemporâneas escolhidas a partir do intercâmbio de fotógrafos durante cada festival, para incentivar a discussão sobre assuntos comuns aos dois países.

Desde abril de 2015, a exposição tem percorrido diversas cidades de diferentes regiões do país por iniciativa da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. Agora chegou a vez de Viçosa, onde ela tem o apoio do ICBEU e da UFV, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e da Diretoria de Relações Internacionais.

A exposição poderá ser visitada até 10 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h40 e das 14h às 17h40. Visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (31)3899-2498. A Pinacoteca da UFV fica ao lado da agência da Caixa Econômica Federal do campus.

(Fonte: Pinacoteca UFV)