Pesquisa da UFV receberá menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016

21/10/2016

Para João Paulo, o prêmio indica que está no caminho correto

tese Insights into Regulatory Mechanisms of the NIK-Mediated Antiviral Defense: new components and the molecular bases of the defense, desenvolvida pelo estudante de doutorado João Paulo Batista Machado e defendida em 2015, sob a orientação da professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes, do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada, receberá menção honrosa do Prêmio Capes de Tese – Edição 2016. A informação foi divulgada no Diário Oficial do último dia 10 e a cerimônia de entrega acontecerá no mês de dezembro, em Brasília (DF).

Para João Paulo, que em breve tomará posse como professor da UFV-Florestal, “é muito gratificante perceber a transformação da dedicação empenhada durante anos de trabalho científico em uma premiação de âmbito nacional”. Segundo ele, além de reforçar ainda mais o seu desejo de continuar trabalhando com ciência, o prêmio indica que está trilhando o caminho correto.

Sobre a tese
A tese de João Paulo descreve a identificação de novos genes, componentes de uma via de sinalização antiviral mediada por um receptor imune em plantas, designado NIK1 (NAP-Interacting Kinase), bem como a elucidação das bases moleculares da defesa ativada em resposta à infecção por begomovírus. Descreve ainda o desenvolvimento de uma estratégia biotecnológica em tomateiros para aquisição de resistência de amplo espectro a begomovírus.

O trabalho é pioneiro e teve sua relevância científica inovadora reconhecida pela comunidade científica internacional com a publicação na Nature, um dos periódicos de maior impacto científico do mundo (Immune receptor-mediated translation suppression functions as an antiviral immunity mechanism in plants. Nature. 2015; 520: 679-682. doi: 10.1038/nature14171).

Além de contribuições científicas relevantes para o avanço de conhecimentos na área de imunidade antiviral de plantas, os resultados da pesquisa definiram estratégias moleculares para aumento de resistência de tomateiros a begomovírus, um dos maiores e mais importantes grupos de vírus de plantas, causando grandes restrições à produtividade agrícola no Brasil. Estes resultados foram compilados e publicados nos periódicos Plant Biotechnology Journal e BioEssays.

Prêmio Capes
Criada em 2005, a premiação é outorgada anualmente em reconhecimento às melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação em 48 áreas do conhecimento.

(Divisão de Jornalismo)