Campus Florestal

Inscrições abertas para exame de seleção da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal

17/10/2016

Estão abertas, até 24 de novembro, as inscrições para o Exame de Seleção 2017 da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF/UFV-Florestal), visando ao preenchimento de um total de 362 vagas em seus seis cursos técnicos e Ensino Médio Federal. As vagas são distribuídas conforme consta no Edital em anexo.

Os candidatos aprovados nos cursos técnicos concomitantes que não forem classificados dentro das vagas do ensino médio federal poderão cursar o ensino médio na Escola Estadual Serafim Ribeiro Rezende, que funciona no Campus UFV-Florestal/CEDAF, por meio do convênio com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet (clique aqui para acessar). Para se inscrever, o candidato deve preencher e transmitir o requerimento de inscrição, seguindo as instruções da respectiva página da internet.  É importante ressaltar que somente será permitida a inscrição em um único curso.

A taxa de inscrição de R$ 35,00 deve ser paga até 28 de novembro, por meio de boleto em qualquer agência bancária. Quatro dias após o pagamento da taxa, o candidato deve verificar, em seu endereço eletrônico, se a inscrição foi confirmada e, de 7 a 10 de dezembro de 2016, retirar o Comprovante Definitivo de Inscrição no mesmo endereço, utilizando o número do CPF. A inscrição do candidato somente será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, baseando-se no código de barras impresso no boleto.

A isenção de pagamento da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2017 é concedida mediante solicitação (preenchimento de questionário e encaminhamento à Cedaf da documentação comprobatória de vulnerabilidade socioeconômica, o que deve ser feito de 17 de outubro a 9 de novembro (período da postagem, em caso do envio pelo correio.  Endereço: Diretoria Ensino – UFV Florestal, Rod. LMG 818, Km 6 – Campus Universitário, 35690-000 Florestal-MG). Também será concedido desconto na taxa de inscrição ao servidor ou dependente de servidor da UFV, mediante solicitação realizada no endereço (clique aqui para acessar), por meio do preenchimento de formulário de solicitação e encaminhamento à CEDAF da documentação comprobatória de 17 de outubro a 9 de novembro de 2016, (data da postagem).

Provas
As provas serão realizadas em 10 de dezembro, no horário da 8 horas e 30 minutos às 12 horas. Haverá aplicação nas cidades de Divinópolis, Florestal, Teófilo Otoni e Viçosa, todas localizadas em Minas Gerais. O acesso do candidato ao local de prova dar-se-á mediante apresentação do “Comprovante Definitivo de Inscrição” (CDI) no Processo Seletivo, acompanhado do mesmo documento utilizado na inscrição.

Serão avaliados os conhecimentos, habilidades e experiências adquiridas ao longo da formação correspondente ao ensino fundamental (todos os cursos) e terão complexidade compatível com esse nível de ensino. A especificação das provas, número e peso das questões é apresentada no edital.

Sobre a reserva de vagas
Atendendo ao disposto na Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, e, de acordo com o Decreto 7824, de 11 de outubro de 2012, a UFV disponibilizará 50% de suas vagas, em cada curso técnico, para os estudantes egressos de Escola Pública (somente poderão concorrer a essas vagas os candidatos que cursaram integralmente e concluíram todas as séries e disciplinas do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras das esferas: federal, estadual ou municipal, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou ainda, que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino). Demais, poderão concorrer às vagas reservadas ao grupo com renda familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo os candidatos que apresentarem renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por membro da família.

O processo de comprovação de renda referente às vagas reservadas dos cursos técnicos será feito no ato da matrícula, quando deverão ser apresentados os documentos exigidos no edital. Também deve ser preenchido o formulário, Anexo II, no qual será declarada a renda da família. As informações declaradas nesse formulário deverão estar de acordo com a documentação apresentada, sendo a averiguação realizada no dia da matrícula, anteriormente à efetivação desta. Compete exclusivamente ao candidato certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos pela instituição para concorrer às vagas reservadas, sob pena de caso selecionado, perder o direito à vaga.

Os candidatos classificados em função da Lei 12.711/2012 serão convocados até que seja contemplado o número de vagas assegurado por curso. Caso o candidato classificado em função da reserva de vagas não realize ou cancele sua matrícula, será convocado outro candidato classificado, até que as vagas asseguradas estejam preenchidas ou não haja mais candidatos que atendam à condição da lei. O não preenchimento das vagas de cotas em determinado grupo ou, o não preenchimento das vagas de ampla concorrência, implicará na convocação de outros candidatos, classificados na lista de espera, na ordem apresentada pelo artigo 15 da Portaria Normativa MEC Nº 18, de 11 de outubro de 2012.

Acesse informações mais detalhadas no edital anexado abaixo. Estão anexados, ainda, o calendário, anexos previstos no edital, formulário de inscrição, formulário de isenção de taxa de inscrição, dúvidas frequentes e conteúdo programático para provas dos cursos técnicos concomitante e subsequente.

Por ACS Florestal/Fernanda Pessoa (Fonte: Vânia Gonçalves)