Campus Florestal

Cedaf - Campus UFV-Florestal é a sexta melhor escola pública de Minas Gerais

06/10/2016

Prédio Principal da Cedaf - Campus UFV-Florestal

De acordo com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio  (Enem) de 2015, divulgado no dia 4 deste mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), os alunos do ensino médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), vinculada ao Campus de Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), obtiveram a 6ª classificação dentre as escolas públicas de Minas Gerais.

Segundo o diretor de Ensino do Campus UFV-Florestal, professor Diego Antonio França de Freitas, a melhoria do ensino é reflexo da dedicação dos professores, servidores e estudantes para a obtenção de um ensino médio de qualidade. Para alcançar este resultado, nos últimos anos, foi instalada, pela administração do campus, uma estrutura de atendimento aos estudantes do ensino médio, formada por servidores capacitados e com dedicação exclusiva para o atendimento deste público.

O diretor Diego Antonio relata que os estudantes matriculados na Cedaf cursam o ensino médio acoplado aos vários cursos técnicos oferecidos pela Instituição. Desta forma, este resultado deve ser comemorado, pois a maior parte dos estudantes utiliza o período da tarde para se capacitar tecnicamente, o que não ocorre na maioria das escolas, pois estas ofertam apenas o ensino médio.

Ao analisar os resultados das notas dos estudantes de aproximadamente 15 mil escolas públicas e privadas que fizeram o Enem 2015, pode-se notar que 9 entre 10 escolas públicas não atingiram a média, e quando analisa-se as mil melhores instituições, observa-se que só 49 são públicas, dentre elas a Cedaf – Campus UFV-Florestal.

Vale lembrar que a maioria das escolas públicas e privadas obteve menor desempenho em relação ao Enem 2014, o que não foi o caso da Cedaf, que passou da 15ª classificação obtida no exame de 2014 para a 6ª posição no Enem 2015.

Já o diretor-geral do Campus, professor Antônio Cézar Pereira Calil, destaca que a melhoria da classificação obtida pela Cedaf no Enem 2015 contrasta com o que vem ocorrendo em nível nacional, segundo os resultados do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), graças aos esforços empreendidos pela administração do Campus na melhoria da infraestrutura acadêmico-pedagógica e na qualificação do seu corpo docente.

Sobre a Cedaf - Campus UFV-Florestal

A história da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), que ocupa uma área de cerca de 1.500 hectares, começou em abril de 1939, quando o então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, fundou a Fazenda Escola de Florestal. Quatro anos depois, a Fazenda passou a abrigar menores e a oferecer o ensino primário e profissional-agrícola. Em maio de 1948, ela foi rebatizada para Escola Média de Agricultura (Emaf) que, em 1955, incorporou-se à extinta Universidade Rural de Minas Gerais (Uremg) e, em 1969, à Universidade Federal de Viçosa (UFV), oferecendo cursos de nível técnico. O nome Cedaf veio em 1981.

A partir de 2006, a UFV criou o Campus UFV-Florestal que, além de oferecer cursos técnicos de Agropecuária, Informática, Hospedagem, Alimentos, Eletrônica e Eletrotécnica, passou também a ofertar cursos de nível superior, como Administração, Agronomia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Física, Gestão Ambiental, Matemática e Química.

Processo seletivo da Cedaf – Campus UFV-Florestal

No ano de 2017, a Cedaf oferecerá 362 vagas para o seu exame de seleção, sendo 277 vagas para os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio (o estudante cursa o ensino médio e o curso técnico), 15 vagas para o curso técnico em agropecuária subsequente e 70 vagas para o ensino médio federal. As inscrições deverão ser feitas no período de 17/10/2016 a 24/11/2016 e as provas serão realizadas no dia 10/12/2016, nas cidades de Viçosa, Teófilo Otoni, Divinópolis e Florestal.

Por ACS Campus UFV-Florestal/Fernando Faria