Professor recebe prêmio da Associação Norte-americana de Celulose e Papel

29/09/2016

Jorge recebeu o prêmio na cidade de Jacksonville, Flórida

O professor Jorge Luiz Colodette, do Departamento de Engenharia Florestal, recebeu da Associação Norte-americana de Celulose e Papel (TAPPI) o prêmio Johan C.F.C. Richter Prize, que é oferecido a cada dois anos pela TAPPI Pulp Manufacturing Division. O prêmio, entregue na última segunda-feira (26), reconhece os profissionais com destacada contribuição técnico-científica no desenvolvimento de novas tecnologias de fabricação de polpa celulósica mundialmente.

A premiação recompensa os profissionais que tenham contribuído significativamente para os processos químicos de conversão da madeira em polpa e influenciado, de forma marcante, a indústria em aspectos como engenharia de processos, projetos de equipamentos, controle qualidade do produto e desenvolvimento de tecnologia inovadora. No caso do professor da UFV, a premiação foi decorrente de seu trabalho sobre melhorias de rendimento e branqueabilidade de polpas de eucalipto, que resultaram em várias patentes.

O prêmio consiste em uma placa de reconhecimento, uma bolsa de estudos a ser doada a estudantes de graduação de qualquer Universidade do mundo, que faça pesquisas na área de celulose e papel, e a participação em uma conferência da TAPPI, dentro dos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.

Colodette, que fará a doação da bolsa de estudos a um graduando de Engenharia Florestal da Universidade, destacou “o grande suporte que a alta administração da UFV sempre lhe deu no desenvolvimento de suas pesquisas, através do Laboratório de Celulose e Papel, que é hoje referência mundial para a academia e a indústria de celulose e papel”. O professor agradeceu aos seus orientados de mestrado, doutorado e pós-doutorado, a quem dedicou a premiação, e destacou a importância deles na ascensão de sua carreira científica e na obtenção dessa conquista.

O prêmio é oferecido desde 1966, quando o próprio Johan C.F.C. Richter o recebeu pela primeira vez, devido ao seu trabalho no desenvolvimento da técnica de polpação continua Kraft. Dentre a galeria dos premiados estão nomes expressivos da indústria de celulose e papel, como Howard Rapson, Sven Rydholm, Goran Annergreen, John McGovern, Douglas Attack, Douglas Reeve, Joseph Perkins, dentre outros, que mudaram o curso da indústria de polpa celulósica mundial.

(Fonte: Fernando Gomes)