Aluna e ex-aluna da UFV conquistam 3º lugar em competição internacional de sustentabilidade

29/09/2016

Laura Lima e Ana Luíza receberam o prêmio na sede da Schneider Electric em Paris

A estudante de Engenharia Ambiental da UFV Laura Lima Guaitolini e a graduada em Economia pela UFV e, atualmente mestranda na UFMG, Ana Luíza Farage Silva obtiveram a terceira colocação na Go Green in the City, competição internacional sobre sustentabilidade em cidades sediada pela empresa Schneider Electric. A final ocorreu em Paris nos dias 19 a 23 de setembro e contou com 12 times de todo o mundo, dentre 1.200 projetos inscritos.

A equipe do Brasil, formada por Laura e Ana, foi a única representante da América Latina e ficou entre os três vencedores com o bronze. Seu projeto, Holoenergy-Energy for All, consiste em um modelo de microgeração de energia a partir de recursos como vento, luz solar e resíduos sólidos para gerar energia limpa e renovável a comunidades de baixa renda. Ele utiliza também a mão de obra da própria comunidade para instalar e manter o sistema, gerando renda e inclusão social.

De acordo com Laura, foi  “um desafio  pensar em soluções de sustentabilidade e em um modelo que funcionasse no Brasil, onde várias pessoas ainda não tem acesso a serviços básicos de energia e saneamento”. A estudante disse que ela e Ana ficaram “muito felizes com a premiação” e destacou: “queria que os jovens brasileiros fossem mais incentivados a participar de competições como esta porque sei que temos muitas contribuições a fazer.”

Os três projetos vencedores da competição podem ser conferidos neste link. Vale lembrar que as inscrições para a edição do próximo ano estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.gogreeninthecity.com/.

(Fonte: Laura Lima)