Rádio Universitária estreia programa sobre samba

21/09/2016

A Rádio Universitária 100,7 FM estreará, em parceria com a Rádio Educativa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Programa No tempo do samba. Ele será veiculado todo o sábado, às 13h, com reprise às terças no mesmo horário.

Criado e apresentado pelo professor do Departamento de Educação e Tecnologias da UFOP Antonio Marcelo Jackson, No tempo do samba traz os aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos e musicais de um ritmo que se iniciou como algo marginal na sociedade do Rio de Janeiro e se expandiu para todo o território brasileiro para se transformar em referência no país e no exterior.

Cada episódio abordará, de forma resumida, desde os escopos de fundação, como as matrizes africanas do samba e os seus cenários sociais, passando pelas transformações no ritmo, até chegar nas personagens centrais que criaram e sustentam um dos principais valores da cultura brasileira.

Segundo o produtor e programador musical, João Vicente Marques, a veiculação do programa é um importante passo na trajetória da Rádio Universitária, que conta com vários colaboradores da comunidade viçosense e passa a ser o primeiro contato efetivado com a equipe da Rádio UFOP.

(Divisão de Jornalismo)