Estudante da UFV assina coautoria de artigo na Nature Communications

12/09/2016

Dalton cultivou as plantas estudadas em câmara de crescimento

A UFV somou mais uma publicação importante. Desta vez, na Nature Communications, revista on-line do Nature Publishing Group que divulga pesquisas de alta qualidade em diversas áreas das ciências naturais. O artigo Rewiring of jasmonate and phytochrome B signalling uncouples plant growth-defense tradeoffs, publicado no dia 31 de agosto, conta com a coautoria do mestrando em Genética e Melhoramento Dalton de Oliveira Ferreira.

A publicação é resultado do trabalho realizado pelo estudante entre 2013 e 2014, durante intercâmbio do programa Ciências sem Fronteiras (CsF) na Michigan State University (Estados Unidos). No exterior, o então graduando em Agronomia da UFV foi orientado pelo professor Gregg Howe e teve a oportunidade de participar do projeto The role of JASMONATE ZIM-domain (JAZ) proteins in the regulation of plant growth and defense, por meio do qual trabalhou com mutagênese em plantas de Arabidopsis.

O artigo, segundo Dalton, aborda estresses bióticos sofridos por plantas, como herbivoria (quando um animal se alimenta de parte da planta) e ataques de agentes causadores de doenças. O mestrando explica que as plantas acabam investindo energia para combater o estresse, gerando um déficit no seu desenvolvimento, e que “os mecanismos moleculares envolvidos neste processo ainda não são bem compreendidos”. O artigo demonstra que, em uma mutante de Arabidopsis, as compensações entre defesa e crescimento são mediadas pelo hormônio jasmonato. Análises revelaram que a inibição do crescimento relacionada ao aumento da resistência a insetos não é causada por um desvio de fotoassimilados (energia) para a defesa da planta; existe uma rede de transcrição conservada (expressão gênica conservada) que é programada para atenuar o crescimento após a ativação do hormônio jasmonato.

Dalton, que é natural do distrito de Airões, de Paula Cândido (MG), considera que a importância dessa experiência vai além do profissional. “Sou de família humilde, criado na zona rural e, até então, não tinha perspectivas de conseguir um intercâmbio internacional”. O programa Ciência sem Fronteiras, de acordo com ele, ampliou horizontes, colocando-o em contato e mostrando sua aptidão para a área de biologia molecular de plantas, além de direcioná-lo para o mestrado do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento da UFV.

“A publicação é resultado de dedicação e esforço. Não apenas meu, mas de um trabalho em conjunto, que envolve desde o grupo de pesquisa até a assistência técnico-administrativa responsável pelo CsF na Universidade”. Além disso, Dalton destaca o apoio da família, dos amigos e de professores como Marcelo Coutinho Picanço e Eugênio Eduardo de Oliveira, do Departamento de Entomologia.

Vale destacar que o primeiro autor do artigo também é brasileiro. Marcelo Lattarulo Campos atualmente está realizando pós-doutorado e atuando como professor substituto na Universidade de Brasília, mas, na época, cursava doutorado em Genética na Michigan State University, também sob a orientação do professor Gregg Howe.

(Divisão de Jornalismo)