Departamento de Engenharia Florestal homenageia professor José Lívio Gomide

29/08/2016

A placa foi descerrada pelo filho do professor e a reitora

O Departamento de Engenharia Florestal (DEF) realizou, na manhã de sexta-feira (26), uma homenagem ao professor José Lívio Gomide - falecido em 2015 - pela criação e trabalho realizado à frente do Laboratório de Celulose e Papel (LCP). A partir de agora, quem entrar no prédio do LCP poderá conferir uma placa que, além de uma foto do professor, traz os seguintes dizeres: “A equipe de professores, funcionários e alunos do Laboratório de Celulose e Papel do Departamento de Engenharia Florestal da UFV homenageiam o seu fundador e admirável colaborador professor José Lívio Gomide que aqui dedicou, ininterruptamente, a sua vida profissional às atividades de ensino, pesquisa e extensão com extrema competência, entusiasmo e afeição. Somos sempre gratos a esse grande mestre e amigo”.

O descerramento da placa foi realizado pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e por Ricardo Lívio Gomide, um dos quatro filhos do homenageado. Em um pequeno discurso, Ricardo agradeceu a oportunidade de participar da homenagem ao seu pai a quem definiu como “grande inspiração de profissionalismo”, “grande ser humano” e “um exemplo de amor, alegria e respeito ao próximo”, “que fazia o que amava”. Essas qualidades também foram ressaltadas por todos os que discursaram durante a cerimônia lembrando o profissional José Lívio Gomide.

Cláudio Bittencourt de Souza, que falou em nome dos funcionários do Laboratório, onde trabalha desde 1971, lembrou que o professor sempre se mostrou muito generoso e cortês com todos que por ali passaram. “Foi um exemplo para todos nós” e “deixou muita saudade”. Representando os docentes do Laboratório, o professor Rubens Chaves de Oliveira definiu o professor José Lívio como “um grande educador e pesquisador”. Ao contar um pouco da história do homenageado, ele lembrou que o laboratório, idealizado e fundado por José Lívio, se destaca hoje como um “centro de excelência nacional na área de celulose e papel com a trilogia típica de contribuição da UFV à sociedade”. Ele também comentou sobre a participação ativa do professor na formação da primeira turma de mestrado em Tecnologia de Celulose e Papel no Brasil. Destacou ainda a “capacidade de liderança do professor, que coordenou, durante anos, uma equipe para que a área de celulose e papel do DEF - UFV atingisse abrangência de referência mundial”. O professor Rubens chamou a atenção também para as pesquisas realizadas pelo José Lívio que resultaram na publicação de mais de 270 artigos, “que vêm contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor nacional”. E destacou: “o Brasil ocupa a quarta posição de maior produtor de celulose do mundo e a participação da mão e do cérebro do professor José Lívio é evidenciada em homenagens e premiações de instituições nacionais e internacionais”.

O chefe do Departamento de Engenharia Florestal, professor Sebastião Renato Valverde, também comentou sobre a integridade do professor José Lívio, que “tinha o dom natural de ser líder e que construiu o melhor laboratório de celulose do Brasil, quiçá da América Latina, e que não fica atrás do resto do mundo”. O professor Sebastião comentou sobre o respeito enorme e admiração que sempre nutriu por José Lívio, de quem se espelha na administração do departamento.

A reitora Nilda Soares ressaltou “o momento especial que é rememorizar, reverenciar e agradecer a pessoas que passaram pela instituição e que tanto colaboraram, como o professor José Lívio Gomide, uma pessoa que construía e mostrava o que a Universidade Federal de Viçosa era capaz de fazer”. A reitora agradeceu ao DEF pelo reconhecimento ao professor e a seus profissionais, lembrando que o maior valor que se tem dentro de uma instituição são as suas pessoas - professores, técnicos e estudantes. E isso, na avaliação da reitora, “o professor José Lívio mostrou como ninguém a capacidade de unir, de conduzir e indicar o norte que deveríamos seguir”. A reitora também destacou o papel da família do professor – “uma grande base para a sua vida profissional” – e que ali estava representada pela esposa, cunhados e oito irmãos. Uma delas inclusive, a Maria do Carmo Gomide Rezende, agradeceu “a homenagem de amor ao irmão”.

As fotos do evento podem ser conferidas em: https://goo.gl/photos/SZaXZs8uG5QHuMMC8

(Adriana Passos – fotos: Daniel Sotto Maior)