Campus Viçosa

Programa Memória Viva UFV entrevista orientador da primeira tese defendida no Brasil

25/08/2016

O professor foi entrevistado por Gustavo Sabioni e o jornalista Marcel Angelo

Na semana em que a Universidade completa 90 anos, a Coordenadoria de Comunicação Social lança o programa Memória Viva UFV. A edição especial de lançamento traz uma entrevista com o professor Flávio D’Araújo Couto, o orientador da primeira tese defendida no Brasil, em 1961. Ele formou-se em Agronomia na UFV, em 1947, e foi professor da Fitotecnia entre 1951 e 1971.  

No programa, o professor conta como era a Universidade entre as décadas de 1940 e 1980, como foram as principais transformações vividas pela UFV, o processo de federalização e a criação da pós-graduação.

O programa está disponível no canal da UFV no YouTube, dividido em quatro blocos. No primeiro, Flávio Couto lembra sua chegada à Universidade e os primeiros anos em Viçosa. Sua atuação como professor e a criação da pós-graduação na UFV e no Brasil são discutidos no segundo bloco. No terceiro, ele apresenta um panorama das implicações do desenvolvimento da pesquisa agropecuária e a contribuição da UFV para o surgimento da Embrapa e da Agroceres. Por fim, no quarto bloco, recorda os bons momentos que passou na instituição e o que esses 90 anos representam para ele.

Confira os blocos do Programa Memória Viva UFV nos seguintes links.

Bloco 1: https://youtu.be/BIvcusHIYo0
Bloco 2: https://youtu.be/Tt6IFMa1IaA
Bloco 3: https://youtu.be/z7ms5nsmOgU
Bloco 4: https://youtu.be/V1V_0bl02gA

(Divisão de Jornalismo)