Vice-reitor recebe visita de pesquisador espanhol

25/08/2016

O encontro aconteceu na Reitoria

Na tarde de quarta-feira (24), o vice-reitor João Carlos Galvão recebeu a visita do professor espanhol da Universidad Autónoma de Barcelona Joaquín Brugué Torruella, que está participando dos Seminários Internacionais em Administração Pública, promovidos pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm). Também participaram do encontro a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Maria das Graças Floresta, e a chefe do Departamento de Administração e Contabilidade, Simone Martins.

Apesar de já conhecer o Brasil e contribuir com pesquisas da Universidade desde 2014, é a primeira vez que o professor Joaquín visita a instituição. Ele disse que ficou surpreso ao ver um campus com atividades diversificadas e tão movimentado no interior do país. Sua vontade é voltar outras vezes.

Durante o Seminário, o professor Joaquín, que atua na área das Ciências Políticas e da Administração na Espanha, ministrou uma palestra sobre Inovação e Políticas Públicas. De acordo com ele, a sociedade está mudando muito e a administração pública, que historicamente é pensada para ser algo regular e oferecer segurança à população, precisa inovar. “Por um lado, é preciso ser adaptável e, por outro, oferecer garantias. Combinar essas duas características, é complicado”, destacou. O evento, para ele, tem sido proveitoso e uma oportunidade de encontrar pessoas preparadas e engajadas em discutir a temática.

A professora Simone lembrou que os Seminários contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e irão até novembro. Segundo ela, a próxima atividade, que acontecerá nesta quinta-feira (25), será um minicurso sobre participação social e governança pública, assunto que também é tema de um grupo de pesquisa que o PPGAdm está criando com a participação de pesquisadores de universidades brasileiras, da América Latina e da Europa. “Estamos fazendo um esforço para fortalecer as redes de colaboração que estão sendo construídas e possibilitando o desenvolvimento de diversas pesquisas, além da internacionalização”, disse.

Joaquín, que chegou a Viçosa na terça-feira (23), ficará até a tarde desta quinta-feira (25), quando irá, juntamente com a professora Simone, para a Universidade Federal da Bahia (BA), parceira nesse processo.

Na fotografia, da esq. para a dir., está Maria das Graças Floresta, João Carlos Galvão, Joaquín Brugué Torruella e Simone Martins.

(Divisão de Jornalismo)