UFV homenageia aposentados

22/08/2016

Maria Therezinha Ferreira completou 25 anos de aposentadoria e foi homenageada

Dentro da comemoração dos seus 90 anos, a UFV homenageou professores e técnicos administrativos aposentados, em reconhecimento à dedicação deles, em tempo integral, às atividades acadêmicas e administrativas da Universidade. Cerca de setenta pessoas receberam das mãos da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares um certificado de agradecimento, em cerimônia realizada na última sexta-feira (19), no auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

As homenagens foram para quem, em 2016, completa 5 (Jubileu de Madeira), 10 (Jubileu de Estanho), 15 (Jubileu de Cristal), 20 (Jubileu de Porcelana), 25 (Jubileu de Prata), 30 (Jubileu de Pérola) e 35 anos (Jubileu de Coral) de aposentadoria.

Com 92 anos, Geraldo Lopes da Silva foi o único a receber o certificado pelo Jubileu de Coral e disse “que é uma alegria ser lembrado pela UFV e ter a oportunidade de rever seus colegas”. Satisfeito, ele contou que não teve nenhum problema em seu setor de trabalho, o Departamento de Entomologia, e que era sempre chamado para solucionar qualquer formigueiro que aparecesse na Universidade.

Já que registros fotográficos não eram tão comuns em sua época de trabalho, Geraldo aproveitou a cerimônia para ser fotografado, pelo smartphone da neta, ao lado de alguns dos colegas, dentre eles Antônio José Bonifácio, que completou 30 anos de aposentadoria. Antônio trabalhou no Departamento de Agronomia, e se “sentia feliz em trabalhar no campo”. Ele afirmou que nunca ficava cansado e que hoje aconselha “às pessoas a não dizerem que estão aflitas para se aposentar”. Na plateia, estava também Maria Therezinha Ferreira, que recebeu um certificado pelo seu Jubileu de Prata e definiu a cerimônia como “maravilhosa”. A aposentada atuou por 31 anos em um mesmo lugar, o atual Registro Escolar, e “gostava muito do ambiente de trabalho e da sua turma de colegas”.

Em nome de todos os técnicos administrativos aposentados, José Marinho de Lima destacou que os sentimentos na cerimônia “são traduzidos em gratidão, reconhecimento e orgulho.” Ele, que trabalhou na Imprensa e na Diretoria Financeira da Universidade, relembrou momentos marcantes, como a distribuição de frutas do pomar, no dia 1º de maio, e a transformação da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg) em UFV. Desejou ainda que a comunidade acadêmica “continue dando tudo de si para que a Universidade continue brilhando cada vez mais”.

Já Gilberto Paixão Rosado, professor aposentado do Departamento de Nutrição e Saúde, elogiou em seu discurso a iniciativa da UFV em homenageá-los, demonstrando que “mesmo depois de terem cumprido suas tarefas, fazem parte dessa casa”. Ele falou sobre o dilema que alguns enfrentam ao questionarem se aposentadoria é prêmio ou castigo, e concluiu que essa etapa da vida pode ser considerada uma premiação para aqueles que “cumpriram bem o trabalho, com prazer”. Recomendou a todos aposentados a realização “de atividades físicas e mentais prazerosas para manter a longevidade”.

A reitora Nilda Soares, idealizadora da cerimônia “singela e de muito significado para a UFV”, disse que a ocasião é uma forma de mostrar que a Universidade sente saudades dos seus aposentados e, ao mesmo tempo, reconhece o trabalho deles. “Fico feliz em ver aqui pessoas que contribuíram para a história dos 90 anos da UFV e que lembram de momentos inesquecíveis vivenciados na UFV”, ressaltou. O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ely Rosa, afirmou que os estudantes, professores e técnicos administrativos utilizam o legado que os aposentados deixaram na UFV e que anseia que "a nova geração trabalhe com o mesmo zelo, seriedade e patriotismo deles”.

Participaram também do evento presidentes e representantes dos sindicatos de técnicos e professores da UFV, além de familiares e amigos dos aposentados. As fotografias da cerimônia podem ser conferidas neste link.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)