Apresentações culturais marcam fim de semana no campus Viçosa

22/08/2016

No último fim de semana, dois eventos comemorativos dos 90 anos da Universidade lotaram o Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino e fizeram o público se emocionar. O primeiro, realizado no sábado (20), foi o espetáculo Clássicos, da Cia. Sesc de Dança (foto ao lado). Com a direção dos coreógrafos Manoel Francisco e Tíndaro Silvano, os bailarinos trouxeram trechos de O Quebra-nozes, Dom Quixote e A Bela Adormecida, além de executarem a coreografia Concertante, de estilo neoclássico.

A estudante Iasmin Morais, do Colégio de Aplicação - Coluni, disse nunca ter visto nada parecido e que “o espetáculo foi maravilhoso; uma grande surpresa”. Ícaro Trindade, veio de João Monlevade (MG) para visitar a Universidade, onde concluiu o mestrado em Extensão Rural em 2009, e prestigiar a apresentação. Encantado com o que viu, ele destacou que “a UFV inaugurou o final de semana de comemoração dos seus 90 anos perfeitamente”.

Coral Canta o Tempo
No domingo (21), por meio do espetáculo Coral Canta o Tempo, o Coral da UFV comemorou o aniversário da Universidade com músicas que fizeram sucesso nas últimas nove décadas (fotos abaixo). A contação dessa história – que, na verdade, foi uma cantação, como o nome da apresentação diz, foi marcada por tic-tacs de relógio, figurinos representativos das épocas e composições diversas, começando com Jura (José Barbosa da Silva), passando por Lança Perfume (Rita Lee e Roberto de Carvalho), até Felicidade (Marcelo Jeneci e Chico César).

O maestro Ciro Tabet contou que o grupo, com 49 cantores, realizou uma pesquisa antes de selecionar as obras e se organizou para vestir roupas das décadas representadas, além de formar os quartetos de solistas que, a cada música, tomaram a frente da apresentação. “Para mim, que cheguei à instituição há cerca de quatro anos, tudo tem sido muito intenso”, ele disse, destacando que, apenas nesse período, o Coral da UFV comemorou seus 35 anos, o Coral Nossa Voz está completando 15 anos e a Universidade, seus 90 anos. Para ele, estar em uma instituição reconhecida pela sua história e realizar um espetáculo como esse é muito bom. “Imagina nos cem anos, como vai ser? Quem sabe não teremos uma orquestra sinfônica nossa fazendo a apresentação?”.

A soprano Carol Almeida Pinto, estudante do oitavo período do curso de Cooperativismo e integrante do Coral há quase dois anos, disse que foi um desafio mesclar o aniversário da Universidade com uma apresentação musical. De acordo com ela, o grupo se dividiu em comissões para dar conta de tudo e começou a ensaiar em março. O resultado entregue para o público foi satisfatório: “é gratificante ver tudo lapidado, no seu lugar. É bom entregar esse espetáculo para a UFV, mostrar que vivemos com ela esses 90 anos”.

Na plateia, a estudante de Geografia Yasmine Alvarez acompanhou tudo, cantarolando e se mexendo de acordo com os ritmos de vez em quando. Ela gostou do que viu e comentou que eventos desse tipo são maneiras de valorizar a cultura dentro do campus universitário. “A cultura faz a gente ter maior sensibilidade”. Para ela, foi bom escutar músicas das nove décadas, principalmente Roda Viva, do Chico Buarque.

O espetáculo despertou muitas emoções, também porque o Coral se despediu de dois integrantes: Gaetan Oliveira e Mariana Lima. Como o maestro disse, todo ano o grupo passa por chegadas e partidas, com estudantes iniciando e finalizando seus cursos.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares também esteve presente e convidou o público para participar de todos os outros eventos comemorativos dos 90 anos da Universidade.

Mais fotografias estão disponíveis em goo.gl/irnc4o e goo.gl/IER6hp.

(Divisão de Jornalismo)