UFV dá posse a mais 12 professores e técnicos

05/08/2016

Doze novos servidores foram recebidos na reitoria na manhã dessa quinta-feira (5) para a assinatura do termo de posse que os oficializa nas funções de técnicos e docentes da UFV. O primeiro a receber o documento das mãos do vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão foi Valter Machado da Fonseca (primeiro da esq. para dir. na fila de baixo), que atuará como professor do Departamento de Educação.

Durante a cerimônia de posse, o novo professor da Universidade deixou registrada a sua emoção de voltar à UFV, onde estudou na década de 1980 e não pôde concluir a graduação devido à morte do pai. “Viçosa nunca saiu da minha cabeça e nutri a esperança de um dia retornar. Esta instituição marca positivamente na construção coletiva e na troca do conhecimento. É um prazer imenso estar aqui”, declarou.

Assim como Valter, que veio da pequena cidade mineira de Lagoa Formosa, a maioria dos novos servidores – sete professores e cinco técnicos – não é da UFV. Eles vêm de cidades do Paraná e São Paulo e de outros municípios mais próximos como Manhuaçu. Antes de entrarem em exercício, receberam, durante a cerimônia de posse, as primeiras explicações sobre a Universidade. Conheceram um pouco da sua história contada pelo vice-reitor, que deu boas-vindas e agradeceu aos novos servidores por terem escolhido a UFV, onde construiu toda sua trajetória acadêmica e atua como professor há 22 anos. Ele desejou que todos sejam “comprometidos e felizes na nova casa” e que trabalhem com “ética e atitude para transformar”.

O comportamento ético também foi desejado pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ely Rosa, lembrando aos empossados que eles irão “servir à instituição e às pessoas, o que inclui estudantes, professores, técnicos e público externo”. O pró-reitor chamou a atenção sobre a importância de conhecerem a legislação que aborda direitos e deveres dos servidores públicos e também sobre a possibilidade de planejarem uma previdência privada devido às crescentes mudanças na legislação previdenciária. Ely parabenizou os 12 servidores “que fizeram diferença em seus concursos” e desejou que sejam “bem-vindos à família UFV”.

Boas-vindas também foram dadas pela professora Angela Maria Soares Ferreira, diretora interina do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes; da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Maria Goreti de Almeida Oliveira, e do chefe do Departamento de Educação, Cézar Luiz de Mari. Os três desejaram felicidades aos novos servidores e compartilharam o sentimento de prazer que têm em trabalhar na UFV.

Os agora professores e técnicos da Universidade também foram apresentados ao Agros pelo diretor de Seguridade, Gilberto Paixão Rosado, que os convidou a conhecer a entidade. Ele lembrou que a UFV é a única universidade do país que tem um instituto de seguridade e comentou sobre o plano de saúde oferecido pelo Agros. Também participaram da cerimônia o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Antônio Cleber Gonçalves Tibiriçá, e representantes de cursos e departamentos da UFV, além de familiares dos empossados.

Assinaram o termo de posse os professores do Departamento de Educação Arthur Meucci, Bethânia Medeiros Geremias, Jucivagno Francisco Cambuhy Silva e Valter Machado da Fonseca; Eduardo Campana Barbosa (professor do Departamento de Estatística), José Guilherme Prado Martin (professor do Departamento de Microbiologia), Thiago Mendonça (professor da UFV-Florestal) e os técnicos Bianca Moreira Barbosa, Diego Vales Deslandes Ferreira, Lucas Queiroz Braga, Michel Lino Alves e Nara Luisa Soares.

(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)