Tecnologia desenvolvida na UFV é premiada em evento do setor lácteo

01/08/2016

Desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Leite e Derivados (Inovaleite), do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV, a tecnologia Pingo de Doce de Leite Probiótico venceu a Vitrine de Inovação do Inovalácteos deste ano. O evento, realizado entre 19 e 21 de julho, em Juiz de Fora (MG), teve como objetivo estimular a inovação, o empreendedorismo e novos negócios no setor lácteo.

O pós-doutorando Rodrigo Stephani (segundo na foto, da esq. para a dir.) explicou que o Pingo de Doce de Leite Probiótico foi desenvolvido com a incorporação de tecnologias adequadas no processo de desidratação do doce e na manutenção da viabilidade de microrganismos probióticos. Ele é uma opção de doce de leite com praticidade e, principalmente, saudabilidade. “A proposta é permitir ao consumir substituir as ‘guloseimas’ por um alimento mais saudável”, disse.

Atualmente, as indústrias que trabalham com balas e caramelos tradicionais não oferecem versões mais saudáveis e a tecnologia vem explorar esse segmento, sendo um potencial de mercado, como contou o pesquisador. A motivação disso tudo, segundo ele, foi a demanda do público infantil. “Sabemos que as crianças são consumidoras recorrentes de doce de leite; porém, o produto somente entrega indulgência, sendo sempre excluído dos lanches recorrentes”. Por meio do Pingo de Doce de Leite Probiótico, o doce, tipicamente mineiro, pode ser reposicionando no mercado.

Rodrigo destacou que a premiação foi uma “grande surpresa”, já que a Vitrine de Inovação do Inovalácteos recebeu inscrições de projetos de diversas instituições nacionais. Ele também afirmou que, para a equipe do Inovaleite, ela mostra que as linhas de trabalho estabelecidas estão em consonância com as demandas da sociedade.

O Pingo de Doce de Leite Probiótico foi desenvolvido com a cooperação dos professores do Departamento de Tecnologia de Alimentos Antônio Fernandes de Carvalho (orientador) e Ítalo Tuler Perrone (coorientador); com a participação do professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora Luiz Fernando Cappa de Oliveira e com o apoio das multinacionais Tate & Lyle Gemacom Tech e DSM. A tecnologia ainda não foi patenteada, porém empresas já estão interessadas em explorar o conceito.

Vale destacar que o pós-doutorando Rodrigo Stephani foi agraciado com um curso de inovação em modelos de negócios da Escola Superior de Propaganda e Marketing e que o Inovaleite, com seus cinco projetos selecionados entre os 10 finalistas da Vitrine de Inovação, também conquistou o segundo lugar, com o Evaporador Multi-monitorado Aplicado a P&D de Derivados Lácteos.

O Inovalácteos é organizado pela Agência de Inovação de Leite e Derivados (Polo do Leite), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e com o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), entre outros.

(Divisão de Jornalismo. Foto: Simi)