Professor destaca em aula da saudade transformações vividas pelos formandos

27/07/2016

Transformações, por quantas delas os formandos de julho de 2016 tiveram que passar para chegar ao final da graduação? Essa foi uma das reflexões deixadas na aula da saudade da turma de Bioquímica, realizada na manhã desta quarta-feira (27), no Pavilhão de Aulas (PVA), do campus Viçosa. Nesse mesmo local aconteceu a maior parte dos últimos encontros dos quase 600 formandos.

No clima de despedida, Gustavo Bressan, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, viveu uma novidade: a sua primeira experiência como professor de uma aula da saudade. Ele, que há 11 anos participou de sua última aula como aluno de Bioquímica na UFV, desta vez trocou de lugar, e definiu a ocasião como um “ápice”. Para Bressan, a sensação de felicidade “é ainda maior do que quando se formou” e simboliza “mais do que um reconhecimento do seu trabalho”.

O professor parabenizou os alunos por reconhecer “o quão sofrido foi para chegarem até ali e o quão feliz é este momento”. Em sua última aula, ele apresentou imagens, como a de uma encruzilhada, simbolizando os muitos caminhos não definitivos que os formandos encontrarão. Levou também fotos de seu tempo de graduação na UFV, para demonstrar o quanto ele, assim como os alunos, passou por modificações. Bressan destacou que, da mesma forma que ocorre em experimentos bioquímicos, os estudantes, desde que ingressaram na Universidade, "colocaram para reagir as palavras transformação, capacidade, coragem, persistência, resiliência, superação e sucesso, e, hoje, são resultado delas”.

A graduanda Joana Mozer Marchiori contou que escolheram Gustavo Bressan por ser “muito querido e o professor mais presente na turma”, já que ofereceu várias disciplinas e “sempre estava disposto a conversar e tirar dúvidas”. Outro motivo foi a identificação: “por ser mais jovem e ter se formado também em Bioquímica na UFV, ele compreende bem o dia a dia dos estudantes”.

Para Joana, participar da aula da saudade foi “muito bom e uma honra”, porque reuniu pessoas que ingressaram no curso de 2011 a 2013 e estiveram presentes nos seus cinco anos e meio de graduação. Agora, sua expectativa é fazer tudo o que passou na UFV valer a pena: "conseguir um bom emprego, buscar novos caminhos e colocar em prática todo o conhecimento adquirido”.

A programação de formatura continua na tarde desta quarta-feira (27), com a realização do churrasco no Recanto das Cigarras. Nesta quinta-feira (28), o destaque será a Celebração Ecumênica, às 18h, no Pavilhão de Esportes, do Departamento de Educação Física.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)

Bressan (em pé e quarto da esq. para dir.) se formou na UFV em 2005