Abertura da Semana do Fazendeiro ressalta diversidade e importância do evento

18/07/2016

Euro Parrique declamou o poema Meu Pedaço de Chão

A abertura oficial da 87ª Semana do Fazendeiro aconteceu no início da noite deste domingo (17) e, a exemplo das últimas edições, em uma cerimônia que levou para o Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino um pouco da diversidade que caracteriza o evento. Antes dos discursos e homenagens, os participantes da Troca de Saberes apresentaram uma dança de roda, liderada pelo mestre Boi, do Congado da Comunidade Quilombola do Córrego do Meio (distrito de Paula Cândido). Também o produtor rural e poeta Euro Parrique declamou, a pedidos, o poema Meu Pedaço de Chão, o mesmo que apresentou na abertura do ano passado, quando emocionou a plateia.

À mesa oficial, havia representantes da UFV e de organizações parceiras na realização do evento que, inclusive, foram homenageadas com uma placa de agradecimento pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares. Receberam a homenagem a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) – pelas vinculadas Emater, Epamig e IMA -, o Senar, o Sebrae, a Fetaemg, o Laticínios Porto Alegre e a empresa Agroceres. Essa última, representada pelo engenheiro agrônomo Fernando Antônio Pereira, entregou à reitora uma placa pelos 90 anos da UFV.

Participações
O primeiro a discursar na cerimônia foi o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Clóvis Andrade Neves. Ao contar um pouco da história da Semana do Fazendeiro, o pró-reitor lembrou a necessidade que ela teve de se adaptar à diversidade, o que se evidencia na recente incorporação de iniciativas como a Troca de Saberes, a Semana da Mulher Rural e a Semana da Juventude Rural. Todas vieram para valorizar as ações do evento.

A adaptação de custos para a realização desta edição também foi lembrada pelo pró-reitor quando mencionou a crise econômica pela qual passa o país, afetando diretamente o orçamento das universidades. Tal adaptação, segundo ele, se revelou, por exemplo, na transferência da feira de artesanato para o Espaço Multiuso e na contratação de shows menores. Ela não eliminou, contudo, conforme o pró-reitor, a essência da Semana do Fazendeiro de promover o aprendizado de seus participantes. Tanto é assim que esta edição registrou um número ainda maior de cursos se comparado ao ano passado. Além da colaboração de professores, técnicos e estudantes da Universidade para a realização da Semana, o professor Clóvis também ressaltou as instituições parceiras e prefeituras da região, essas, por exemplo, cedendo transporte a muitos participantes. Das parceiras, muitas das quais composta por ex-alunos da Universidade, ele viu no auxílio oferecido a gratidão de quem já passou pela UFV, o que “demonstra a força da instituição”.

Também discursaram a representante dos participantes, dos produtores, da juventude e das mulheres rurais, a agricultora de Buieé Maria do Carmo Souza, e a representante dos agricultores da Troca de Saberes, a agricultora Neruza Mariana Motta Souza. Essa lembrou que 70% dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar e definiu a Troca de Saberes como uma experiência de resistência na UFV e um espaço para se vivenciar os diferentes saberes e superar a fragmentação dos conhecimentos.

O superintendente do Senar Minas, Antônio do Carmo Neves, manifestou sua alegria em participar da solenidade na UFV, onde passou cerca de 50% de sua vida como aluno e professor. Ele destacou a Semana do Fazendeiro como a maior expressão do extensionismo rural no Brasil e a excelente parceria que o evento mantém com o Senar que, este ano, oferecerá 38 cursos de capacitação.

O também ex-aluno e integrante do conselho de Administração da Agroceres, Fernando Antônio Pereira, lembrou o papel importante da UFV para a economia nacional, exemplificado pela empresa onde atua. Considerada a maior na América do Sul em comercialização e produção de sementes híbridas de milho, a Agroceres foi fundada pelo ex-professor da UFV Antônio Secundino de São José.

O secretário de Agricultura de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, outro ex-aluno da Universidade, parabenizou a UFV pela criatividade e pela capacidade de se reinventar ao fazer um evento tão grandioso mesmo em um período de recursos financeiros escassos. Ele comentou sobre o papel especial da Emater na Semana do Fazendeiro, que, nesta edição, oferecerá 34 cursos, além de levar jovens e mulheres rurais ao campus Viçosa.

A reitora Nilda Soares encerrou a cerimônia ressaltando sua alegria pela realização de mais uma edição da Semana do Fazendeiro. Lembrou que o evento foi criado em 1929, em uma época de crise, com dificuldades semelhantes às que o país vive hoje. Isso demonstra, em sua avaliação, que a UFV em nenhum momento se abalou ou deixou de cumprir sua missão principal: a de formação. “Há 90 anos, a UFV cumpre seu papel muito bem”. A reitora comentou sobre os vários ex-alunos que ocupavam a mesa da cerimônia, “que levaram a UFV no coração e têm por ela grande gratidão”. Compuseram a mesa ainda o vice-reitor da UFV, João Cardos Cardoso Galvão, diretores dos centros de ciências, representantes políticos e da segurança de Viçosa e de entidades parceiras.

Confira fotos do evento aqui. Outros detalhes e entrevistas estão no vídeo disponível no facebook do programa Conexão Comunidade da TV Viçosa.

(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)