Rádio Universitária completa 20 anos com programação especial na Semana do Fazendeiro

15/07/2016

Para celebrar as duas décadas da Rádio Universitária 100,7 FM, a Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi), em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), preparou uma programação diferenciada durante a 87ª Semana do Fazendeiro. O estande da Rádio ficará no mezanino do Multiuso, onde vai acontecer a Feira de Artesanato e a Praça de Alimentação. Além da transmissão da abertura do evento neste domingo (17), a partir das 17h, também será feita uma cobertura diária de segunda a sexta-feira, com flashes ao vivo sobre os principais acontecimentos da Semana.

De acordo com o chefe da Divisão de Rádio e Televisão, Fernando Primo, a motivação principal foi a coincidência de data, há apenas um mês da comemoração de inauguração da Rádio Universitária, em agosto de 1996. "Hoje temos uma rádio reconhecida por seu diferencial: música de qualidade. Por ser um meio educativo e cultural, não estamos submetidos apenas a uma lógica de captação de recursos através de comerciais", conta. Fernando também enfatiza a presença da mídia radiofônica na rotina dos trabalhadores rurais.

A cobertura na Semana do Fazendeiro também tem um outro propósito, o de dar visibilidade à equipe técnica (locutores, produtores, técnicos de áudio e operadores da playlist), que normalmente não é apresentada aos ouvintes, já que se trata de um meio não visual. "Queremos que o público da Semana do Fazendeiro sinta de perto a rotina da Universitária FM, sua dinâmica e suas particularidades. Esperamos, também, valorizar o trabalho da nossa equipe, que diariamente produz conteúdo de excelente qualidade", argumenta Fernando.

Missão educativa e cultural desde 1996
A data oficial de inauguração da Rádio Universitária 100,7 FM é 29 de agosto de 1996, mas a primeira transmissão aconteceu um mês antes, em julho. A iniciativa de sua fundação partiu do então reitor Antônio Lima Bandeira. O professor Antônio Luís de Lima esteve à frente da coordenação dos trabalhos e a jornalista Lenir Vicente foi a primeira diretora da recém-criada Divisão de Rádio e Televisão. Os primeiros equipamentos eram da década de 80, tendo sido doados pela Rádio MEC, no Rio de Janeiro. Para Luciano Santana, que fazia parte da primeira equipe técnica e até hoje atua na 100,7, "havia um clima de motivação e descontração, apesar de todas as dificuldades encontradas, os trabalhos fluíram de forma inesperada".

O apresentador João Vicente Marques foi um dos colaboradores que ajudaram a montar o acervo musical da Rádio. Ele relembra os primeiros programas, como Cuidado com cavalos, Estúdio 100, Banana Acústica, Manhã Sertaneja e Cheiro de relva. "A Rádio Universitária atingiu uma maturidade musical, sempre apresentando músicas diferenciadas, com foco na MPB e valorização de artistas locais e regionais. Há 19 anos no ar, o programa Primeira Classe, apresentado pelo professor aposentado da UFV Ernesto Von Rückert, é um dos mais antigos da Universitária FM no ar atualmente. O programa semanal tem um público cativo e traz um repertório diversificado de canções eruditas. Ernest acredita que a rádio educativa possibilita educar a população para apreciar também outros tipos de conteúdos, que geralmente não têm espaço na mídia comercial, como a música clássica.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, a 100,7 FM é um dos mecanismos para levar os conhecimentos da Universidade para além de suas fronteiras. "É um instrumento que transmite rapidamente informações à sociedade", destaca.

Programação na Semana do Fazendeiro
13h - 15h: Tarde Universitária
15h - 15h30: Destaque UFV
15h30 - 17h: Tarde Universitária