Universidades e prefeituras debatem maior união

04/07/2016

Nos dias 29 e 30 de junho, Viçosa sediou o Encontro de Cidades Universitárias e Desenvolvimento Local, que reuniu prefeitos e representantes de prefeituras de 15 estados. Em uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), prefeitura de Viçosa, Casa dos Prefeitos e Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV, eles debateram os desafios comuns à realização de iniciativas de cooperação entre universidades/centros de ensinos e os municípios.

Segundo os organizadores, o evento aposta nas universidades como parceiras importantes na geração de implementação de iniciativas inovadoras em gestão e das transformações sociais que os municípios tanto necessitam. Os debates aconteceram no auditório do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev).

O diretor executivo da CNM, Gustavo Cezário, considerou que, apesar da parceria prefeituras-universidades ainda ser incipiente no país, os resultados do encontro foram positivos. Dentre eles estão a criação de uma plataforma virtual com conhecimentos para capacitação de gestores municipais e de uma frente nacional que reúna prefeituras e universidades públicas. Ele fez questão de ressaltar ainda a Casa dos Prefeitos da UFV como bom exemplo nessa área.

Além dos administradores municipais, o evento contou com palestras e debates com representantes de universidades do Brasil – como a UFV, UnB e Universidade Federal do ABC - e do exterior. A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares participou do encontro e destacou como um dos principais temas discutidos a inclusão da população flutuante de estudantes nas cidades universitárias no cômputo do Fundo de Participação de Municípios (FPM). Durante o evento, ela também apresentou atividades e projetos realizados a partir de parcerias entre a UFV e a Prefeitura de Viçosa.

O prefeito Ângelo Chequer destacou o bom relacionamento que mantém com a Universidade e com a reitora, e se disse satisfeito com os resultados dessa parceria, como a elaboração do Plano Diretor de Viçosa, que contou com a colaboração do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

O pró-reitor de Ensino da UFV, Frederico José Vieira Passos, também esteve no encontro, onde abordou o tema Iniciativas de formação a distância para gestores municipais. Ele falou sobre os cursos de capacitação da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) oferecidos para profissionais de diferentes áreas, em parcerias com a FAO, ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura e Ibama. Além disso, destacou o site Espaço do Produtor, que oferece cursos e informações para agricultores familiares e pequenos produtores rurais.

O trabalho da Cead despertou interesse dos participantes, que também puderam conhecer as atividades da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (RETE/UnB), Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e Rede Municipalista.

(Divisão de Jornalismo)