Integrantes do Núcleo Viçosa da Rede CsF apresentam projetos à reitora

01/07/2016

O Núcleo Viçosa tem o maior número de estudantes do país

Os integrantes do Núcleo Viçosa da Rede CsF foram recebidos pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares na tarde dessa quinta-feira (30). A ida à reitoria foi uma oportunidade de se discutir um pouco sobre as atividades do Núcleo na UFV e sobre o Primeiro Encontro Nacional da Rede CsF, que acontecerá no campus Viçosa, de 5 a 7 de agosto.

A Rede RsF é uma organização de abrangência nacional formada por estudantes que, em maioria, participaram de intercâmbio em instituições internacionais por meio do programa Ciências sem Fronteiras (CsF).

Acompanhados pelo diretor de Relações Internacionais da UFV, Vladimir Di Iorio, e pela técnica da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) Elisa Müller, os estudantes apresentaram à reitora três projetos, que, na Universidade, são registrados como de extensão: o Universitário por um dia, que possibilita a integração de alunos do ensino médio, principalmente do terceiro ano, de escolas públicas e privadas, na rotina de estudantes da Universidade e o esclarecimento de dúvidas sobre as escolhas profissionais; o Rede Idiomas, que oferece cursos gratuitos de idiomas para alunos do ensino médio e para a comunidade universitária, e o Núcleo Visita, cujos integrantes vão a escolas para levar aos alunos experiências acadêmicas, histórias pessoais, dificuldades superadas e caminhos percorridos até a Universidade.

A reitora destacou o empenho dos estudantes, parabenizou-os pela iniciativa e destacou a importância do diálogo que mantêm com os alunos das escolas. Em sua opinião, é muito melhor um jovem escutar de outro jovem sobre a importância e as possibilidades da Universidade. A reitora contou aos integrantes do Núcleo um pouco de sua história pessoal, lembrando que nasceu no meio rural e foi muito incentivada pela mãe a estudar. Disse que gosta de contar essa história para mostrar que não há barreiras para quem tem vontade e dedicação para alcançar seus objetivos. E foi vontade e dedicação o que ela viu nos integrantes do Núcleo Viçosa da Rede CsF, que realizaram seus intercâmbios e estão passando seus conhecimentos para outras pessoas. “Vocês tiveram oportunidades e as agarraram. Levem isso para o resto da vida”, aconselhou.

Sobre o Núcleo Viçosa
O Núcleo Viçosa completará um ano no dia 25 de setembro e, atualmente, é composto por cerca de 40 estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos da UFV, distribuídos em cinco divisões – de Pessoas, de Divulgação e Eventos, de Tecnologia, Financeira e logística e de Projetos. Ele tem o maior número de estudantes do país e foi o primeiro a ser registrado como um programa de extensão, com diversas ações.

Apesar de a maioria dos integrantes da Rede CsF ter realizado intercâmbio em instituições internacionais, a participação em seus núcleos não é fechada. Todos os interessados, mesmo que não tenham realizado intercâmbio, podem participar. Em agosto, inclusive, será realizada uma nova seleção de integrantes. As informações serão divulgadas em breve, no site www.redecsfvicosa.ufv.br e no Facebook: www.facebook.com/NucleoRedeCsFUFV.

Vale destacar que o Núcleo Viçosa apresentará três trabalhos sobre os projetos que desenvolvem no 7º Congresso de Extensão Universitária, que acontecerá, em setembro, em Ouro Preto (MG).

Conheça um pouco mais sobre o trabalho do Núcleo no vídeo produzido pela CCS e confira também a participação de Mariana Ribeiro de Lana, que, em junho, acompanhou as atividades acadêmicas da estudante de Agronomia, Clara Glória Oliveira, madrinha no projeto Universitário por um dia

(Divisão de Jornalismo)