Editora UFV comemora 20 anos com lançamento de livros

30/06/2016

O lançamento de livros da tarde desta quarta-feira (30) foi especial para a Editora UFV (EDT), que, em 2016, está comemorando seus 20 anos. Além de receber o Coral Infantil da Universidade para uma apresentação, a EDT ofereceu um coquetel para comemorar a data com seus funcionários e com toda a comunidade universitária. Os detalhes estão no vídeo https://goo.gl/9YVhu8.

Durante o evento, foram descerradas duas placas: uma com agradecimentos para todos que contribuíram com o sucesso da Editora e outra com os nomes dos funcionários do setor. O descerramento foi realizado pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares; pelo vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão; pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves, e pela diretora da EDT, Daniela Alves de Alves.

Daniela afirmou que a Editora UFV só tem motivos para comemorar e que todos aqueles que fazem parte da sua história merecem parabéns. De acordo com ela, a EDT cresceu muito nesses 20 anos e continua inovando, capacitando seu pessoal e adquirindo novos equipamentos e tecnologias. Já são mais de 500 títulos publicados e vendidos no campus Viçosa e nas livrarias virtual e móvel – por meio de um automóvel que circula e participa de eventos em diversas regiões do país.

A diretora também contou que o conselho editorial aprovou, na sua última reunião, novas séries: Atena, direcionada para as ciências humanas, letras e artes, sociais e aplicadas; Clássicos, que tem como objetivo divulgar obras traduzidas e de autores clássicos; Do Plantio à Colheita, que dará continuidade à publicação de um conjunto de livros que já vinha sendo considerado como série, mas que ainda não tinha sido implementado como tal.

Segundo Daniela, a Editora UFV, assim como a própria Universidade, tem tradição nas áreas das ciências agrárias, mas também tem acolhido, cada vez mais, propostas diversificadas. Exemplos foram os dois primeiros livros lançados pelas professoras do Departamento de Medicina e Enfermagem, Brunnella Alcântara Chagas de Freitas e Elaine Travaglia Santos: Laboratório de Habilidades na Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente – Pediatria e Laboratório de Habilidades na Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente – Ginecologia e Obstetrícia. De acordo com Brunnella, os dois volumes contemplam roteiros de treinamentos realizados por estudantes no laboratório do Departamento e podem utilizados tantos pelos alunos como pelos profissionais da área.

Os outros quatro livros lançados foram: Cacau: Do Plantio à Colheita, dos editores Carlos Alberto Spaggiari Souza, Luiz Antônio dos Santos Dias, Marco Antônio Galeas Aguilar e Aluízio Borém; Entendendo a Biotecnologia, dos autores Aluízio Borém, Fabrício Santos e Welison Pereira; Marcadores Moleculares, dos editores Aluízio Borém e Eveline Caixeta; Pimentão: Do Plantio à Colheita, dos editores Carlos Nick e Aluízio Borém.

(Divisão de Jornalismo)