Campus Viçosa

Nature publica estudo pioneiro com participação de pesquisador da UFV

30/06/2016

Em artigo publicado na revista Nature, nesta quarta-feira (29), cientistas de instituições de cinco países, dentre elas a UFV, atestam: “Combater apenas o desmatamento não é suficiente para proteger a biodiversidade. Nenhum dos esforços internacionais atuais para preservar a Floresta Amazônica terá pleno sucesso, se desconsiderarem os efeitos da retirada de madeira, fogo e fragmentação das áreas de florestas”.

 

O doutor em Entomologia, Ricardo Solar, é um dos autores do estudo. Ele ressalta que a perda de biodiversidade atual, que já é alarmante, é só a metade do problema. “Nossos estudos mostram claramente que se nenhuma iniciativa for implantada para frear a degradação das florestas, estaremos simplesmente ignorando uma enorme parcela do impacto” – afirma o pesquisador da UFV.

 

Essa foi a primeira vez que um grupo de pesquisadores conseguiu reunir dados para comparar a perda de biodiversidade causada pela degradação provocada por atividades antrópicas com a perda de biodiversidade causada diretamente pelo desmatamento. O trabalho intitulado Anthropogenic disturbance in tropical forests can double biodiversity loss from deforestation mediu o impacto causado pela degradação das florestas (retirada de madeira, fogo e fragmentação) em mais de 2100 espécies de árvores, aves e besouros, no estado brasileiro do Pará. 

 

Leia a matéria completa sobre o assunto no site da Pós-graduação em Entomologia

 

(Divisão de Jornalismo)