Trabalho de pós-graduação da UFV é premiado em evento de Bioquímica e Biologia Molecular

29/06/2016

Raoni Siqueira é o autor do trabalho

O trabalho Serine/arginine-rich Protein Kinases (SRPKs) Inhibition as a Potential Targeted Therapeutic Strategy Against Leukemia, de autoria de Raoni Pais Siqueira, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada da UFV, foi premiado como um dos melhores pôsteres apresentados durante a 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). O evento aconteceu entre 18 e 21 de junho, em Natal (RN), e teve a participação de renomados pesquisadores nacionais e internacionais, sendo considerado um dos encontros mais tradicionais da comunidade científica brasileira.

O desenvolvimento de fármacos baseados em alvos moleculares é uma das estratégias mais promissoras disponíveis na atualidade, pois visa à inibição de mecanismos-chave no desencadeamento das doenças.  As cinases da família SRPK são proteínas hiperativadas em diversos tipos de cânceres, bem como durante a infecção por alguns vírus. Os esforços da equipe de pesquisadores e estudantes da UFV estão concentrados em conhecer o papel bioquímico das SRPKs em condições patológicas e desenvolver racionalmente pequenas moléculas químicas inibidoras dessa atividade anormal.

Substâncias sintetizadas na Universidade têm demonstrado resultados promissores envolvendo células em cultura e em camundongos. Para os coordenadores do trabalho, os professores da UFV Gustavo Costa Bressan (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular) e Róbson Ricardo Teixeira (Departamento de Química), o prêmio demonstra o reconhecimento da pesquisa e motiva ainda mais a equipe a seguir em estudos mais avançados na área.

Contribuíram para o trabalho o estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Agroquímica da UFV Marcus Vinícius de Andrade Barros, co-autor responsável pela síntese das substâncias, bem como os seguintes pesquisadores: as professoras Juliana Lopes Rangel Fietto e Márcia Rogéria Almeida, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV; o professor Leandro Licursi Oliveira, do Departamento de Biologia Geral da UFV; o professor Abelardo Silva Júnior, do Departamento de Veterinária da UFV; o professor Júlio César Borges, do Instituto de Química da USP-São Carlos; o pós-doutor Thiago Vargas Seraphim, da Universidade de Toronto, e os estudantes de pós-graduação e Iniciação Científica da UFV, Everton de Almeida Alves Barbosa, Thiago Souza Onofre, Victor Hugo Sousa Gonçalves e Higor Sette Pereira.

(Fonte: Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada)